Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Novo técnico

Depois de tentar Tite, Santos contrata ex-auxiliar dele, Cleber Xavier

Lucas Musetti Perazolli - UOL/Folhapress
29 abr 2025 às 22:02

Compartilhar notícia

Raul Baretta/Santos FC
Publicidade
Publicidade

O Santos surpreendeu ao oficializar nesta terça-feira (29) a contratação de Cleber Xavier, ex-auxiliar de Tite, para sua primeira experiência como treinador em carreira solo.


O Santos vasculhou o mercado por duas semanas, ouviu alguns "não" e resolveu ser criativo na escolha do substituto de Pedro Caixinha. A negociação por Cleber Xavier durou poucas horas nesta segunda-feira (28) e foi aprovada pelo CEO Pedro Martins.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tite sempre foi o preferido do Peixe e, sem ele, o Santos decidiu apostar no seu "sucessor". Cleber trabalhou com Tite por 24 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem clima no momento

Proposta da Adidas no Corinthians será debatida após votação de impeachment do presidente

Imagem de destaque
Adeus ao técnico

Em despedida, Real Madrid prepara homenagem à Ancelotti no estádio Bernabéu próximo sábado

Imagem de destaque
Planejamento

Guilherme Bellintani projeta CT do Londrina EC pronto em 2026

Imagem de destaque
CT longe de ficar pronto

Ainda sem estrutura própria, base do Londrina EC sofre nas competições


A diretoria santista crê que Cleber Xavier pode refletir a metodologia vencedora de Tite com o frescor da primeira experiência como treinador da carreira. O clube da Vila Belmiro colheu ótimas referências sobre ele.

Publicidade


A decisão ficou mais confortável para o Santos por causa de outros dois reforços. Chegarão também o filho e ex-auxiliar de Tite, Matheus Bachi, e o preparador físico Fabio Mahseredjian, fiel escudeiro de Tite na seleção e Corinthians.


A comissão é bem vista por Neymar. Todos se davam muito bem com o astro na seleção brasileira.

Publicidade


A movimentação foi bem avaliada por César Sampaio, auxiliar e atual interino do Santos. César sonhou com a efetivação, porém, entendeu que Cléber tem mais experiência e o ajudará. César Sampaio também foi parceiro de Tite. A comissão também contará com o auxiliar Vinicius Marques Oliveira.


O Santos aposta em Cleber Xavier como solução imediata, mas não deixa de sonhar com Tite no futuro. Tite trata de problemas de saúde e poderia aceitar um possível convite do Santos quando recuperado.

Publicidade


CONTRATO SEM RISCO


O Santos assinará com Cleber Xavier apenas até dezembro, com multa rescisória baixa. A cláusula de rescisão de Pedro Caixinha gerou prejuízo de quase R$ 16 milhões.

Publicidade


O salário será bem menor em relação a Caixinha e outros treinadores recentes. O acordo possui cláusula de renovação em caso de metas atingidas.


Ele já comandará o Santos nesta terça-feira (29) e deve dirigir o time contra o CRB. O duelo ocorrerá na quinta-feira, pela Copa do Brasil.

Publicidade


TENTATIVAS FRUSTRADAS


O Santos discutiu vários nomes até chegar em Cleber Xavier. As duas semanas foram longas.

Publicidade


O Peixe ouviu "não" de Tite, Dorival Júnior, Luis Castro e Jorge Sampaoli. Sampaoli foi quem esteve mais perto.


O clube também fez tentativas em vão por André Jardine e Thiago Motta. Ambos agradeceram e não avançaram nas negociações.


Outros nomes foram cogitados, mas descartados pelo próprio Santos. Foram os casos de Emiliano Díaz e Tata Martino.


Com a derrota para o Red Bull Bragantino e a decisão de não efetivar César Sampaio, o Peixe resolveu agir. E Cleber Xavier pintou como a opção que dividiu menos as opiniões.


Imagem
Após tentar Tite, Santos contrata Cleber Xavier
Peixe acertou com ex-auxiliar de Tite para tentar tirar o time da zona do rebaixamento
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade

Portais

Anuncie

Outras empresas