Pela primeira vez na história, dois times profissionais de Rolândia se enfrentam na Série A2 do Campeonato Paranaense. Nacional-PR e Rolândia Esporte Clube se encaram nesta quarta-feira, às 15h30, no Estádio Municipal Érich Georg. Por conta da confusão ocorrida na partida entre Apucarana e Nacional, o jogo ocorrerá com os portões fechados.
O confronto é válido pela sexta rodada da divisão de acesso do Paranaense de 2019 e as equipes se encontram em situações um pouco diferentes, com o REC lutando para sair das últimas posições, enquanto uma vitória para o Nacional aproxima o time das primeiras posições, dependendo de uma combinação de resultados.
O modelo de disputa consiste em uma primeira fase chamada de "Grupo A". Os times se enfrentam em uma etapa de pontos corridos. Os oito primeiros colocados vão para uma outra disputa com divisão entre dois grupos, enquanto o nono e décimo colocados são automaticamente rebaixados para a terceira divisão do torneio.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
A segunda fase consiste em duas divisões chamadas de "Grupo B" e "Grupo C", no qual os times se enfrentam entre si de acordo com seus grupos em mais uma disputa por pontos corridos. Os dois primeiros colocados vão para uma terceira faze ou a chamada "semi-final" onde o primeiro colocado do "Grupo B" enfrenta o segundo colocado do "Grupo C" e o primeiro do "Grupo C" enfrenta o segundo do "Grupo B".
Por fim, os dois classificados da fase anterior vão disputar a finalíssima. Será considerado campeão o clube que somar o maior número de pontos ao final da segunda partida, considerados os resultados exclusivamente obtidos nesta etapa.
O Nacional, o time mais antigo do Norte do Paraná e, por isso, cheio de tradição, busca sua volta à elite do futebol estadual. Com a possível vitória, o clube poderá estar mais próximo de sua classificação para a segunda fase do torneio. O REC, classificado como "time-empresa", busca sua permanência e boas atuações para poder vender seus jogadores. A vitória colocaria a equipe entre os oito primeiros colocados, buscando uma vaga para a etapa seguinte.
O Rolândia Esporte Clube é o penúltimo colocado, com 5 pontos, enquanto o Nacional possui 7 pontos e ocupa a sexta colocação do torneio. Os times se enfrentam pela primeira vez em partída histórica que foi batizada como "Dérby Germânico". A partida poderá ser acompanhada por meio deste link.
(*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)