Depois de quase toda uma temporada disputada, todos os torneios da Espanha, como a Copa do Rei e o Campeonato Espanhol, podem ficar sem desfecho. Nesta quarta-feira, a federação do país decidiu paralisar todos as competições domésticas a partir do dia 16 de maio, graças a um desacordo com o governo em relação à venda de cotas para as transmissões televisivas.
As divergências entre a entidade e o governo local já vêm de algum tempo. Depois de reclamar da intromissão de políticos e da repartição da verba proveniente da loteria esportiva local, a gota d'água para a federação foi o novo decreto real, que regula a venda centralizada dos direitos de televisão dos campeonatos do país.
A federação ordenou a "suspensão indefinida das competições a partir de 16 de maio" por conta "da atitude desrespeitosa do governo da Espanha com a federação no conteúdo deste decreto real e pela falta de resolução de todas as questões que motivaram nos meses precedentes para todas as competições nas 17 federações regionais, que afetaram mais de 600 mil esportistas, 30 mil partidas e 15 mil entidades, todas ignoradas".
Leia mais:
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial
Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras
Se não houver acordo até o dia 16 de maio, as duas últimas rodadas do Campeonato Espanhol, que está em intensa disputa por Real Madrid e Barcelona, correm risco de serem adiadas e até canceladas. O mesmo vale para a decisão da Copa do Rei, entre Barcelona e Athletic Bilbao, que, no momento, está marcada para o dia 30 de maio.