No jogo que abriu o chamado "grupo da morte" desta Eurocopa, a Dinamarca surpreendeu ao vencer a Holanda por 1 a 0, neste sábado, no Metalist Stadium, em Kharkiv, na Ucrânia. Michael Krohn-Dehli, aos 24 minutos do primeiro tempo, marcou o gol do triunfo da seleção dinamarquesa.
O duelo abriu o Grupo B da competição continental, que neste sábado ainda terá o duelo entre Alemanha e Portugal, às 15h45 (horário de Brasília), fechando a primeira rodada desta chave, em Lviv, na Ucrânia.
Tida como menor força deste Grupo B, a Dinamarca foi derrotada pelo Brasil, por 3 a 1, no mês passado, em Hamburgo, na Alemanha, em amistoso de preparação para a Eurocopa. E os jogadores da equipe e o técnico Morten Olsen admitiam o favoritismo dos holandeses, atuais vice-campeões mundiais e que tiveram o ataque mais positivo das Eliminatórias da competição.
Leia mais:
Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz
Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
A Holanda teve a primeira grande chance de marcar neste sábado pelos pés de Robben, aos 17 minutos, quando o atacante do Bayern de Munique apareceu livre na área para finalizar. Porém, ele preferiu passar a bola e a zaga dinamarquesa afastou a bola da área.
E, sete minutos depois, em rara chance de gol do time no confronto, Michael Krohn-Dehli aproveitou uma bola perdida pelos holandeses, recebeu passe, invadiu a área pela esquerda e ameaçou o chute. Os dois marcadores que estavam na sua frente se preparavam para abafar o arremate, mas o jogador dinamarquês enganou ambos com um drible seco e depois chutou cruzado para a bola entrar no gol após passar entre as pernas do goleiro Stekelenburg.
Na etapa final, a Holanda continuou atuando de forma mais ofensiva e chegou a desperdiçar quatro oportunidades de empatar em um intervalo de apenas oito minutos. Porém, os dinamarqueses, mesmo armados em um esquema defensivo, eram perigosos nos contra-ataques.
Com o seu time atrás no placar, o técnico Bert van Marwijk ainda colocou em campo Van der Vaart e Huntelaar, mas as entradas dos dois jogadores não surtiu o efeito desejado, pois a Dinamarca se segurou atrás e garantiu o resultado.
A vitória deste sábado pode ser considerada histórica para a Dinamarca, pois foi seguramente o mais importante triunfo do time desde 1992, quando a seleção do país se sagrou campeã europeia. Para completar, os dinamarqueses não venciam os holandeses em um confronto desde outubro de 1967.