Em um jogo fraco tecnicamente, Portuguesa e Flamengo se enfrentaram na tarde deste domingo, na Arena Castelão, no Ceará, pelo Campeonato Brasileiro, mas terminaram com o empate em 0 a 0. Poucas oportunidades foram criadas, principalmente no primeiro tempo.
Com o resultado, a Portuguesa vai aos 39 pontos, ocupando a 13ª posição. Por sua vez, o Flamengo chega aos 41 e está na 11ª colocação. Pelo Campeonato Brasileiro, ambas as equipes voltam a campo no próximo fim de semana. No sábado, a Lusa enfrenta o São Paulo fora de casa e, no domingo, o Rubro-Negro faz o clássico carioca com o Fluminense no Maracanã. Já pela Copa do Brasil, o Flamengo pega o Goiás na quarta-feira pela ida das semifinais.
O JOGO
Leia mais:
Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial
Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras
Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz
Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians
Como o estado do Ceará não segue o horário de verão, que já está sendo utilizado nos estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a partida entre Portuguesa e Flamengo começou às 15h locais, diante de um forte sol em Fortaleza. Por conta disso, os jogadores de ambas as equipes preferiram colocar os pés no freio em grande parte do primeiro tempo para não ter um grande desgaste em campo.
A primeira chance aconteceu apenas aos 33 minutos da etapa inicial e foi a favor da Portuguesa. Amaral perdeu a bola para Bérgson, que tocou para Bruno Henrique. O volante da Lusa arriscou de fora da área e a bola passou à direita do gol defendido por Felipe. O Flamengo respondeu aos 36, quando João Paulo mandou direto para o gol da intermediária, obrigando o goleiro Lauro a se esticar todo para evitar o gol, mandando a bola para escanteio.
Aos 39 minutos, um lance fez com que os jogadores do Flamengo reclamassem bastante da arbitragem. Após dividida, a bola ficou à frente de Hernane, mas o Brocador rubro-negro foi segurado por Lima e não conseguiu finalizar. O time carioca pediu a marcação da penalidade, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
O panorama do segundo tempo já foi melhor em relação ao visto nos primeiros 45 minutos de partida. Logo aos sete minutos, Luiz Antonio desceu bem pela direita, cruzou para a área, a bola sobrou para André Santos, que chutou de primeira, mas mandou para fora. Já aos 14, foi a vez dos jogadores da Portuguesa reclamarem da arbitragem pedindo pênalti, em lance que André Santos usou o braço para tirar a bola, mas o árbitro não marcou nada.
Aos 22, 23 e 24 minutos, três lances de bastante perigo, dois para o Flamengo e um para a Portuguesa. O primeiro foi para a Lusa, com chute forte de Gilberto e grande defesa de Felipe. Já o segundo e o terceiro foi para o Rubro-Negro: Paulinho pegou sobra e chutou forte de fora da área, com a bola raspando a trave direita do goleiro Lauro e depois Hernane acerta o travessão após cruzamento de escanteio de Luiz Antonio.
Nos minutos finais, Portuguesa e Flamengo foram para a pressão final, mas sem sucesso. Vaias dos torcedores cearenses que foram ao estádio no intuito de assistir um bom jogo, o que acabou não acontecendo no confronto que terminou sem gols.