O São Paulo não passou de um empate sem gols com o Guarani na tarde deste domingo, no Brinco de Ouro, em Campinas, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, a antepenúltima antes da parada para a Copa do Mundo. O resultado deixa a equipe tricolor com oito pontos, entre os primeiros colocados, mas fora do G-4. Já o time campineiro soma seis, provisoriamente no 13.º lugar.
Empolgado com os últimos resultados no Brasileirão e na Copa Libertadores, o São Paulo chegou ao confronto como favorito, mas pouco fez em campo para merecer algo além do empate. O Guarani, que não pôde contar com Renan, Mazola e Roger - jogadores emprestados pelo São Paulo -, mostrou disposição, mas faltou criatividade no ataque para assustar o goleiro Rogério Ceni.
O empate fraco em Campinas ficou evidente que aconteceria logo nos primeiros minutos de jogo. Os dois times não criavam jogadas de ataque e os passes errados no meio de campo irritaram os torcedores presentes ao Brinco de Ouro. E, assim, a primeira etapa só contou com apenas um bom lance, sendo este do São Paulo. Aos 33 minutos, Hernanes ficou na cara do gol, mas Douglas fez bela defesa.
Leia mais:
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Conselho investiga acordo com antiga empresa de segurança do Corinthians
Santos tenta, mas não consegue avançar por destaque do Coritiba
A resposta do Guarani veio aos três minutos do segundo tempo, quando Baiano - destaque do jogo pelo time de Campinas - chutou a bola na trave. Rogério Ceni, até então mero espectador, saiu assustado atrás do rebote, cometendo falta para evitar a continuidade do lance.
Apesar do bom lance bugrino, foi o São Paulo que comandou o restante da etapa final, graças a Marcelinho Paraíba, que entrara no lugar do machucado Alex Silva ainda no primeiro tempo. O jogador, criticado nesta temporada, fez boa jogada aos 21, mas a bola caprichosamente tocou na trave. Mais dois bons chutes foram dados pelo meia, mas o goleiro Douglas, bem posicionado, fez as defesas, garantindo o empate.
Agora, o São Paulo enfrenta o Goiás na quarta-feira, às 21h50, no Serra Dourada, enquanto o Guarani vai ao Rio para encarar o Vasco, na quinta, às 21 horas, em São Januário.
Ficha técnica:
Guarani 0 x 0 São Paulo
Guarani - Douglas; Rodrigo Heffner, Fabão, Aílson e Márcio Careca; Maycon, Paulo Roberto, Baiano (Moreno) e Preto; Ricardo Xavier (Anderson Costa) e Fabinho (Mário Lúcio). Técnico: Vagner Mancini.
São Paulo - Rogério Ceni; Renato Silva, Alex Silva (Marcelinho Paraíba) e Xandão; Wellington, Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Dagoberto (Fernandinho) e Fernandão. Técnico: Ricardo Gomes.
Cartões amarelos - Paulo Roberto e Rodrigo Heffner (Guarani); Wellington, Xandão e Rogério Ceni (São Paulo).
Árbitro - Guilherme Cereta de Lima (SP).
Renda - R$ 334.007,00.
Público - 14.528 pagantes.
Local - Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP).