No amistoso que pode ficar marcado como aquele que foi o último jogo de Neymar com a camisa do Barcelona, o time catalão venceu o Real Madrid por 3 a 2, na noite deste sábado, no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, que acabou sendo palco de um confronto entre os arquirrivais nesta reta final da pré-temporada e que foi válido pela International Champions Cup, competição amistosa que conta com vários dos maiores clubes do futebol europeu.
Com uma proposta estratosférica do Paris Saint-Germain em mãos, o atacante brasileiro está prestes a dar uma resposta oficial ao clube francês após a negociação entre as partes ter se tornado a maior janela de transferências do futebol mundial.
O clube da capital francesa teria prometido dobrar o salário atual do astro, o que lhe renderia 30 milhões de euros anuais (cerca de R$ 110 milhões), e ainda desembolsar o valor da multa rescisória de contrato, de 222 milhões de euros (aproximadamente R$ 812 milhões), para tirá-lo da equipe catalã.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Antes de revelar o seu futuro, Neymar tratou de mostrar serviço mais uma vez pelo Barça em solo norte-americano, onde anteriormente já havia sido o principal nome das vitórias que a equipe conquistou sobre Juventus (2 a 1) e Manchester United (1 a 0), marcando todos os gols do time nestes outros amistosos de pré-temporada.
O JOGO - Realizado em ritmo eletrizante no primeiro tempo, o amistoso deste sábado contou com um início arrasador por parte do Barcelona. Embora o brasileiro tenha reclamado de um problema no pé esquerdo logo no primeiro minuto, já voltou ao gramado em seguida e viu de perto o Barça abrir o placar no terceiro minuto.
Após o lateral brasileiro Marcelo cortar Messi em uma primeira investida do atacante, a bola sobrou para Busquets, que voltou a acionar o argentino, que invadiu a área adversária pelo lado direito, deu um corte seco em Modric e tocou para a bola bater em Varane e encobrir o goleiro Navas.
E quando o Real ainda tentava se reorganizar em campo para buscar a reação, acabou levando o segundo gol pouco depois, aos 6 minutos. Carvajal saiu jogando errado e perdeu a bola. Na sequência do lance, Neymar recebeu a bola pela esquerda e tocou entre dois marcadores. No caminho, Marcelo não conseguiu fazer o desarme e a bola ainda passou por Suárez antes de encontrar Rakticic, que finalizou cruzado para ampliar para 2 a 0.
O Barça não diminuiu a carga ofensiva depois de balançar as redes de novo e chegou a dar a impressão de que poderia aplicar uma goleada ao desperdiçar outras duas boas chances, aos 10 e aos 11 minutos, respectivamente com Suárez e Rakitic. Entretanto, o Real começaria uma boa reação aos 13, quando descontou o placar com Kovacic, que finalizou para redes depois de um belo drible no zagueiro Piqué.
O gol não inibiu o time catalão, que seguia buscando o ataque e poderia ter aberto 3 a 1 com Messi aos 30 minutos, quando o argentino driblou Varane e finalizou rasteiro para Navas defender com a perna.
O Real, por sua vez, foi buscar o empate aos 35 minutos. Em rápido e belo contra-ataque, Asensio trocou passe com Kovacic, dominou com tranquilidade após se livrar da marcação de Jordi Alba e, com categoria, finalizou no canto esquerdo baixo do goleiro Cillessen.
Após o término do primeiro tempo, o Real voltou para a etapa final cheio de novidades, com Zinedine Zidane promovendo as entradas de Jesús Vallejo, Nacho, Lucas Vázquez e Isco nos lugares de Sergio Ramos, Varane, Modric e Marco Asensio, enquanto no Barça apenas Iniesta saiu para a entrada de Sergi Roberto.
NEYMAR DÁ PASSE PARA GOL - E o Barcelona, assim como na etapa inicial, marcou novamente logo no início do segundo tempo. Aos 4 minutos, Neymar bateu falta da esquerda e encontrou Piqué, que recebeu a bola nas costas da zaga e completou de primeira com a perna direita para fazer 3 a 2.
Cinco minutos depois, o brasileiro teve a sua melhor chance para balançar as redes no clássico, que recebeu um passe pelo lado esquerdo da área, cortou para o meio e bateu, mas a bola passou rente à trave esquerda de Navas. Pelo lado do Real, Isco parou em grande defesa de Cillessen aos 14 minutos
Já aos 17 minutos, Messi, Suárez, Aleix Vidal e Umtiti saíram do Barça para as entradas de Denis Suárez, Alcácer, Nelson Semedo e Vermaelen. Neymar, como se estivesse ganhando mais tempo para poder vestir a camisa do clube, foi mantido no gramado até aos 27, quando também foram sacados Piqué, Rakitic, Jordi Alba e Busquets e entraram Arda Turan, Mascherano, Aleña, Digne e Sergi Samper.
Logo em seguida, aos 28, Marcelo, Casemiro, Carvajal, Kovacic, Bale e Benzema saíram também para as entradas de Theo Hernández, Marcos Llorente, Hakimi, Dani Ceballos, Óscar e Borja Mayoral.
Com tantas modificações dos dois lados, o jogo caiu muito de qualidade e também de ritmo, tendo em vista o próprio desentrosamento das equipes. O Real ainda quase marcou em belo chute colocado de Dani Ceballos que passou perto do gol, aos 38 minutos, mas o Barça sustentou com tranquilidade a vantagem de 3 a 2 até o final e saiu na frente na série de três duelos que travará com o rival em um intervalo de menos de 20 dias.
As duas equipes voltarão a se enfrentar nos dias 13 e 16 de agosto, respectivamente no Camp Nou e no Santiago Bernabéu, pela final da Supercopa da Espanha, que marca o embate entre os campeões do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei.