A Espanha segue dominando o futebol no mundo e, principalmente, na Europa. Neste sábado, o país que já é o atual campeão da Copa do Mundo e da Eurocopa, com o time principal, conquistou o título do Campeonato Europeu Sub-21, que teve a fase final realizada na Dinamarca. Com dois belos gols, os espanhóis derrotaram a Suíça por 2 a 0, na cidade de Aarhus.
Além da conquista do terceiro título da Euro Sub-21 em sua história - só perde agora em número de conquistas para a Itália, que não jogou esta fase final, mas já ganhou a competição por cinco vezes -, a Espanha garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, campeonato que o Brasil também já está classificado por ter sido campeão sul-americano sub-20, no início deste ano, no Peru.
Como prêmio de consolação, a Suíça também se garantiu no torneio olímpico, além da surpreendente Bielo-Rússia, que ficou com a terceira colocação ao derrotar a República Checa por 1 a 0 - gol de Filipenko, aos 43 minutos do segundo tempo.
Leia mais:
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Conselho investiga acordo com antiga empresa de segurança do Corinthians
Santos tenta, mas não consegue avançar por destaque do Coritiba
Esta foi a quinta final da Espanha no Campeonato Europeu Sub-21. As outras duas conquistas aconteceram em 1986, contra a Itália, e em 1998, contra a Grécia. E o terceiro título veio com dois belos gols, um em cada tempo da decisão. Aos 41 da primeira etapa, Herrera se antecipou ao goleiro suíço em um cruzamento pelo lado esquerdo para abrir o placar. Aos 36 do segundo tempo, a coroação espanhola veio com um golaço por cobertura do volante Thiago Alcântara, do Barcelona, que é filho do também volante brasileiro Mazinho, tetracampeão mundial em 1994.