Pesquisar

Canais

Serviços

Conteúdo de Valor

Esperanças de ascensão continuam vivas para o Londrina

26 set 2019 às 11:27
- Pixabay
Publicidade
Publicidade

Hoje quando se pensa em futebol paranaense, a primeira coisa a vir em mente é a espetacular ascensão do Athletico em tempos recentes. O campeão da Copa Sul-Americana no ano passado foi recentemente agraciado com um novo título inédito, a Copa do Brasil, pelas mãos do jovem técnico Tiago Nunes. E com isso, o clube continua a afirmar seu lugar entre os grandes do Brasil.

Entretanto, nem sempre houve esse "monopólio” de forças no estado. Por mais que o Athletico seja hoje o único time paranaense com um título oficial da CONMEBOL, ainda é o Coritiba quem tem a larga margem de domínio na disputa de gabinete de troféus mais cheio, com seus 38 títulos estaduais contra 25 dos rubro-negros. Além disso, o Coritiba foi o primeiro campeão nacional do estado ao levantar o troféu do Campeonato Brasileiro em 1985 – feito igualado pelo Athletico apenas 16 anos depois.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Ainda assim, nesta temporada as forças do estado do Paraná para além do Athletico estão querendo subir para o mesmo nível do clube do capital. Mas o caminho a ser percorrido não é dos mais fáceis, uma vez que a disputa na Série B do Brasileiro tem sido bem acirrada.

Publicidade


Enquanto o Bragantino se mantém líder na tabela com 42 pontos em 22 jogos, o mesmo se encontra a apenas sete pontos do quinto lugar, o Operário de Ponta Grossa. Logo atrás vem Coritiba e Paraná com 34 e 33 pontos, respectivamente; e no meio da tabela, temos o Londrina, que subiu ao décimo-segundo lugar da corrida após quebrar uma sequência de cinco derrotas seguidas ao vencer o Coritiba por 2 a 1 em casa.


Com 16 rodadas ainda a serem disputadas, as possibilidades de promoção para os times paranaenses se mantêm grandes. Mas alguns deles, como o próprio Londrina, poderão enfrentar alguns problemas de imediato. A sequência de jogos contra times acima do Tubarão na tabela do campeonato, como Sport, Cuiabá e Ponte Preta, não coloca o time em bons lençóis nos prospectos de casas de aposta para essas partidas.

Publicidade



Só que a Série B tem a vantagem ainda de manter os times bem colocados um com o outro na tabela. Surpresas sempre podem aparecer, como foi o caso da vitória do Londrina sobre o próprio líder Bragantino no início da temporada. Ou a vitória antes mencionada sobre o Coritiba, uma vez que a derrota de 1 a 0 se tornou uma virada de 2 a 1 mesmo com o time jogando com um jogador a menos desde os 17 minutos do segundo tempo; e os gols da vitória sendo marcados no minuto 33, e aos 2 minutos de acréscimo do final do jogo.

Publicidade


O cenário "dos sonhos” seria a promoção dos quatro times do estado ao primeiro nível do Brasileiro. Com a manutenção do Athletico na Série A, isso faria com que o estado do Paraná fosse o mais representado do torneio, com cinco times contra (presumidamente) quatro de São Paulo, e quatro do Rio de Janeiro. Mas é um cenário com chances pequenas de ocorrer haja visto como os clubes de Série B costumam variar em performance ao longo do ano, exceto por alguns casos pontuais como os "grandes” clubes que são rebaixados para subir depois de super-campanhas – caso do Corinthians em 2008 (85 pontos), e do Palmeiras em 2013 (79 pontos).


De qualquer forma, não custa nada sonhar e continuar a torcer. Não só pelo Londrina, que impulsionará ainda mais o cenário da região caso ele consiga o ascenso. Mas também pelos outros clubes do estado, que poderão ajudar a firmar no cenário nacional a força do futebol paranaense em conjunto com o Athletico no topo da pirâmide do futebol brasileiro.

Este conteúdo é de autoria do Cristhian Santana e não faz parte do conteúdo jornalístico do Bonde.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade