A abertura da Copa de 2014 será no novo estádio do Corinthians, a ser construído no bairro de Itaquera. O anúncio oficial deverá ser feito na terça-feira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas o acordo já foi fechado nesta sexta, após reunião no Rio entre o governador de São Paulo, Alberto Goldman, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira.
Inicialmente, a cidade de São Paulo tinha indicado o Morumbi para receber os jogos do Mundial, mas o projeto foi vetado pela Fifa. Por isso, ficou um impasse nos últimos meses sobre qual seria a arena paulista na competição. E, diante dessa indefinição, o Corinthians viabilizou a construção de seu tão sonhado estádio, colocando-o à disposição da Fifa para ser sede da Copa, o que acabou sendo concretizado após muita negociação.
O projeto do Corinthians prevê a construção de um estádio para 45 mil pessoas num terreno do clube em Itaquera, ao custo de R$ 300 milhões, valor a ser bancado pela construtora Odebrecht. Como a Fifa exige uma capacidade maior para o jogo de abertura da Copa, já existe um plano de ampliação que deixaria o local com 70 mil lugares. Para tanto, seria necessário mais dinheiro, que o clube agora articula para conseguir.
Leia mais:
Com gols de Kevyn e Icaro, Londrina EC vence o Maringá em Alvorada do Sul
Zagueiro Marco Antônio é o novo contratado do Londrina EC
Ancelotti confirma Mbappé no Qatar e pede tempo a Endrick
Saída de dois jogadores do São Paulo cumpre 60% de meta de economia salarial
Após o encontro desta sexta-feira, a CBF e o governo e a prefeitura de São Paulo divulgaram um comunicado em conjunto, em que revelam o projeto de fazer a abertura da Copa no novo estádio corintiano. Na nota, Goldman e Kassab "reiteraram a disposição de proporcionar o apoio necessário" para que a cidade seja palco do jogo inaugural, mas não confirmam o acordo já fechado. O anúncio oficial ficou mesmo para terça.
Na terça-feira, o presidente Lula, o mais ilustre dos corintianos, estará no Parque São Jorge para participar de evento que faz parte das comemorações do centenário do Corinthians. Na ocasião, ele deverá fazer o anúncio da construção do novo estádio em Itaquera para ser palco da abertura da Copa, numa forma de presentear o torcedor corintiano pelos 100 anos de fundação do clube, que serão completados na quarta.
Nesta sexta, durante uma palestra para estudantes, em São Paulo, o presidente alvinegro Andrés Sanchez, declarou que uma de suas metas na presidência do Timão seria inviabilizar a vinda da abertura do Mundial para o estádio do Morumbi, do rival São Paulo.