Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Imbróglio...

Estatuto da Fifa pode proibir londrinense de defender a Alemanha

Redação Bonde
23 set 2015 às 15:57

Compartilhar notícia

- Jefferson Bernardes/VIPCOMM
Publicidade
Publicidade

Na terça-feira, o lateral-direito londrinense Rafinha decidiu ser desconvocado da seleção brasileira. O jogador do Bayern de Munique, da Alemanha, foi escolhido pelo técnico Dunga para defender o Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Entretanto, Rafinha escolheu não vestir a camisa canarinho para poder ser convocado para defender a Alemanha.

Morando há 10 anos na Europa, o jogador é especulado para substituir Philipp Lahm que se aposentou da seleção alemã após a conquista do Mundial no ano passado. Apesar do desejo do londrinense, o Estatuto da Fifa pode impedir o sonho do jogador. Conforme o estatuto da entidade no artigo 8º, um atleta só pode mudar de seleção se não tiver atuado em competições internacionais de primeiro escalão e se, ao atuar pela primeira vez por uma seleção em uma competição oficial, já tiver a nacionalidade da outra que deseja defender.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Rafinha atuou no Mundial Sub-20 em 2005 que é regulamentada pelo Fifa. "O regulamento fala tanto da competição oficial quanto da competição internacional de nível A. O Mundial sub-20 é uma competição oficial. À época, o Rafinha não possuía identidade alemã. Isso leva a crer que o jogador não poderia defender a Alemanha, por já ter atuado pelo Brasil neste Mundial", disse o advogado esportivo Eduardo Carlezzo, em entrevista ao 'SporTV'.

Leia mais:

Imagem de destaque
Treinamento

Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025

Imagem de destaque
Quem leva?

Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais

Imagem de destaque
Pagamento de estádio

Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians

Imagem de destaque
Assista

Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino


O londrinense ainda defendeu o Brasil nas Olimpíadas de 2008 e em um amistoso contra a África do Sul em 2013.

Confira alguns jogadores brasileiros que defenderam outros países: Pepe (Portugal), Marco Tulio Tanaka (Japão), Alex dos Santos (Japão), Roger (Polônia), Marcos Senna (Espanha), Thiago Alcântara (Espanha), Thiago Motta (Itália), Deco (Portugal), Zinha (México), Alexandre Guimarães (Costa Rica), Altafini (Itália), Cacau (Alemanha), Eduardo da Silva (Croácia), Diego Costa (Espanha), Liedson (Portugal), Oliveira (Bélgica), Francileudo Santos (Turquia), Zaguinho (México), Eder (Itália) e Amauri (Itália).


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade