Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade

Estrangeiro ganha o GP do Paraná

Fernando Tupan - Folha do Paraná
11 dez 2000 às 10:29

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Pela primeira vez na sua história o Grande Prêmio Paraná teve como vencedor um jóquei estrangeiro montando um cavalo paranaense. Mister Pleasentfar venceu, montado pelo jóquei peruano radicado em Curitiba, Jorge Ayarza, com o tempo de 2 minutos e 39 segundos. O Haras de José Garcêz Castellano levou o prêmio de R$ 22 mil, o maior do turfe paranaense e apresentado ao vivo pela televisão nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Na segunda colocação chegou o cavalo paulista Horowicks, um dos favoritos da prova e vencedor do Grande Prêmio de Bento Gonçalves, que liderou grande parte do páreo. A terceira colocação foi de outro cavalo paulista, Aiortrophe, que venceu o Grande Prêmio do Brasil do ano passado e apontado como a grande barbada. Em quatro lugar chegou a única égua da competição, a paranaense Lua Dourada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A vitória de Mister Pleasentfar não foi fácil. Ela largou mal na prova, que tem um percurso de 2.400 metros. Quando completou a primeira volta estava no meio do pelotão, em oitavo lugar, com Horowicks liderando com folga. Somente no final do páreo que Ayarza colocou o potro de três anos na corrida. Os últimos cem metros foram emocionantes, com os dois cavalos disputando o primeiro lugar. A vitória só chegou nos últimos metros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Treinamento

Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025

Imagem de destaque
Quem leva?

Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais

Imagem de destaque
Pagamento de estádio

Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians

Imagem de destaque
Assista

Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino


Ayarza, o primeiro estrangeiro a vencer a prova, confessou que apenas nos últimos 800 metros sentiu que poderia ter chance de vencer o páreo. "Eu senti que poderia ganhar. Forcei o cavalo e ele correspondeu", explicou emocionado e com vontade de chorar. O peruano só lamentou não ter conseguido quebrar o recorde da prova, pertencente ao cavalo Jolly Boy, vencedor da prova do ano passado com o tempo de 2 minutos, 33 segundos e 7 décimos.


O criador estava eufórico no final do páreo. "Eu sabia que poderia sair vitorioso no Grande Prêmio do Paraná. Eu vinha falando para amigos do potencial do cavalo. Aqueles que conheciam o retrospecto de Pleasentfar nas pistas sabiam do que eu estava falando", disse Garcêz. Curiosamente, o último cavalo vencedor do GP do Paraná, também era do Haras Garcêz, Enamorato, que venceu há três anos.

A grande decepção aconteceu nas arquibancadas do Jóquei. Este ano, o público paranaense ficou bem abaixo da média dos últimos anos. O diretor Davison Guimarães esperava pelo menos 10 mil pessoas. Mas nas arquibancadas a realidade era totalmente diferente: apenas cinco mil pessoas.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade