O zagueiro inglês Sol Campbell, de 37 anos, anunciou nesta quarta-feira que está deixando o futebol profissional. Ele estava sem clube desde o fim da temporada 2010/2011, quando defendeu o Newcastle, mas vinha aguardando propostas, que não chegaram. Por isso, somente agora confirmou a aposentadoria.
Foram 19 anos de carreira, dos quais os principais foram com a camisa do Arsenal, entre 2001 e 2006. Sua transferência para o clube, aliás, foi uma das mais controversas da história do futebol inglês, já que ele havia sido formado pelo Tottenham, principal rival da equipe londrina, onde atuava desde 1992.
Campbell é um dos seis jogadores com mais de 500 aparições no Campeonato Inglês, com 503 no total. Seu sucesso fez com que ele fosse convocado pela primeira vez para a seleção em 1996, quando tinha apenas 22 anos. No total, foram 73 partidas vestindo a camisa de seu país.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
Sua carreira começou a cair em 2006, quando ele deixou o Arsenal para se transferir para o Portsmouth, onde jogou por três temporadas. Já veterano, passou pelo Notts County antes de voltar ao próprio Arsenal, em 2010. Sem espaço no clube, atuou ainda pelo Newcastle, mas não teve seu vínculo renovado ao final da temporada 2010/2011.