Um dos principais nomes da nova geração do futebol francês está fora da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, pelo menos até segunda ordem. O volante Yann M''Vila, do Rennes, foi suspenso da seleção por dois anos pela Federação Francesa de Futebol por ter fugido da concentração da seleção sub-21, na véspera de um jogo decisivo, para ir a uma casa noturna de Paris.
O episódio aconteceu em meados de outubro, na véspera de um confronto diante da Noruega, pelas eliminatórias da Eurocopa Sub-21. M''Vila liderou mais quatro jogadores que deixaram a concentração para ir a uma casa noturna. No campo, o time francês chegou a abrir 3 a 0, mas permitiu a virada para 5 a 3 e, por um gol, acabou eliminado da competição.
Por conta do episódio irresponsável do mais experiente jogador do time sub-21, M''Vila que já soma 22 jogos no time principal da França, foi suspenso pela federação até o fim de junho de 2014, quando a Copa de 2014 já estará acontecendo.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Além dele, também foram punidos os atacantes Chris Mavinga (do Rennes), Antoine Griezmann (da Real Sociedad) Mbaye Niang (do Milan) e Wissam Ben Yedder (do Toulouse), mas a pena destes vai até março do ano que vem, apenas.
M''Vila, que completou 22 anos em junho, já havia sido punido por se recusar a dar as mãos ao técnico Laurent Blanc e a Olivier Giroud, que entrou no lugar dele durante o jogo contra a Espanha, na Eurocopa. Na ocasião, o jogador foi punido com um jogo de afastamento.
O volante já não consta na convocação divulgada nesta quinta-feira pelo técnico Didier Deschamps, visando o amistoso da semana que vem contra a Itália. O treinador criticou M''Vila: "O que ele fez é incompatível com a camisa da França. Eu não sei se a palavra ''desapontado'' é o suficiente para ele".
Na convocação de Deschamps, a novidade é Yoann Gourcuff, jogador do Lyon que já tem 29 participações pela seleção, mas que não joga pela França desde maio. Karin Benzema, machucado, é o grande desfalque. Samir Nasri também ficou de fora, suspenso pela Federação porque insultou um jornalista na Eurocopa.
Confira a lista de convocados pela França:
Goleiros - Mickael Landreau (Lille), Hugo Lloris (Tottenham) e Steve Mandanda (Olympique de Marselha).
Defensores - Gael Clichy (Manchester City), Mathieu Debuchy (Lille), Patrice Evra (Manchester United), Christophe Jallet (PSG), Laurent Koscielny (Arsenal), Adil Rami (Valencia), Mamadou Sakho (PSG) e Mapou Yanga-Mbiwa (Montpellier).
Meias - Yohan Cabaye (Newcastle), Etienne Capoue (Toulouse), Yoann Gourcuff (Lyon), Maxime Gonalons(Lyon), Blaise Matuidi (PSG), Moussa Sissoko (Toulouse) e Mathieu Valbuena(Olympique de Marselha).
Atacantes - Olivier Giroud (Arsenal), Bafetimbi Gomis(Lyon), Jeremy Menez (PSG), Dimitri Payet (Lille) e Franck Ribery (Bayern de Munique).