João Souza, o Feijão, esteve muito perto de obter um resultado inédito em sua carreira neste sábado. O brasileiro protagonizou grande virada sobre o italiano Luca Vanni, mas perdeu força nos games finais e acabou sendo derrotado na semifinal do Brasil Open, pelo placar de 4/6, 7/6 (7/5) e 4/6, numa batalha de quase três horas de jogo.
O duelo reuniu as duas grandes surpresas da competição. Vanni entrou na chave principal como lucky loser, ao ficar com a vaga de Feliciano López, que desistiu. Feijão foi um dos convidados da organização e emplacou sequência inédita de vitórias em um torneio de nível ATP. Na sexta, venceu um tenista Top 30 - o argentino Leonardo Mayer - pela primeira vez na carreira e, neste sábado, poderia avançar a uma final de ATP pela primeira vez.
O brasileiro, contudo, perdeu ritmo nos últimos games do terceiro set, após forte virada na segunda parcial. Ele liderou o placar durante a maior parte da parcial e esteve muito perto da vitória. Até que hesitou no seu serviço e cedeu a quebra, que definiu a partida em favor do italiano, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
Apesar do revés, Feijão obteve nesta semana seu melhor resultado no Brasil Open. Até então havia parado na segunda rodada em três ocasiões (2011, 2013 e 2014). Ele também deve ganhar boas posições no ranking, reaproximando-se do Top 100, que chegou a ocupar na temporada passada.
O JOGO - Apesar do relativo favoritismo e do apoio da torcida, Feijão começou mal e perdeu o saque logo no primeiro game da partida. O rival italiano sustentou a vantagem até o final e garantiu a primeira parcial.
O segundo set também começou de forma pouco promissora para o brasileiro. Ele sofreu a quebra no quinto game e deixou Vanni em situação confortável na semifinal. Após desperdiçar boas chances de se impor no saque ao rival, Feijão obteve a quebra e empatou em 5/5.
Com novo fôlego, levou o duelo para um sofrido tie-break, no qual abriu boa vantagem, mas cedeu espaço e teve dificuldade para fechar. O ponto final foi decidido em um lance de saque e voleio, levantando o público no Ibirapuera.
O terceiro set foi o mais equilibrado da partida. Mais confiante que o adversário, Feijão desperdiçou três break points no terceiro game, mostrando maior disposição na parte física. A quebra veio no sétimo game, fazendo 4/3 no placar.
No entanto, a vantagem não durou muito tempo. Vanni conseguiu devolver a quebra e retomou o equilíbrio da partida. Feijão, abatido, caiu de rendimento no saque e deu espaço para o italiano crescer nos pontos finais, obter nova quebra e fechar a partida após 2h56min.
Na decisão, Vanni vai enfrentar o vencedor do confronto entre o colombiano Santiago Giraldo e o uruguaio Pablo Cuevas, que se enfrentam ainda nesta tarde. A final está marcada para as 16 horas deste domingo.