Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
A cada 4 anos

Fifa anuncia que Copa América será disputada paralelamente à Euro

Agência Estado
26 out 2018 às 17:30

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade


O Conselho da Fifa anunciou nesta sexta-feira uma série de mudanças para o futebol, sendo uma delas a alteração no formato atual da Copa América. A pedido da Conmebol, a entidade definiu que o torneio continental passará a ser disputado paralelamente à Eurocopa, a cada quatro anos.

Para iniciar esta equiparação ao torneio europeu, uma nova edição da Copa América foi marcada para 2020, entre os dias 12 de junho e 12 de julho, ainda sem sede definida. Daí em diante, a competição sul-americana terá uma nova edição a cada quatro anos, como acontece com a Eurocopa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com isso, pela segunda vez nesta década serão disputadas duas edições da Copa América em anos seguidos. Em 2015, a competição teve sua edição no Chile, mas, para comemorar seu centenário, a Conmebol marcou um novo torneio para o ano seguinte, nos Estados Unidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Planejamento

Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025

Imagem de destaque
Mercado da bola

Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9

Imagem de destaque
Menino da Vila

Claudinho quer jogar no Santos em breve

Imagem de destaque
Em 2025

Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes


Durante a maior parte de sua existência, a Copa América foi disputada a cada dois anos. Isso mudou a partir de 2001, quando, até 2007, o torneio passou a ser trienal. Daí em diante, o formato de quatro anos foi adotado, mas, até esta sexta, a disputa estava marcada para anos ímpares.

Publicidade


A equiparação com o torneio europeu deve auxiliar na elaboração dos calendários do futebol sul-americano. Vale lembrar que está mantida a edição de 2019 da Copa América, que será disputada no Brasil entre os dias 14 de junho e 7 de julho.


Outra mudança de calendário aconteceu na África. Também a pedido da confederação de futebol deste continente, a Fifa aceitou a mudança da Copa Africana de Nações de 2023 do início do ano para o meio. Com o torneio sendo realizado entre junho e julho, as seleções nacionais devem ter mais facilidade para conseguir a liberação dos seus jogadores que atuam no futebol europeu.

Ainda na reunião do Conselho da Fifa, foi definido o aumento significativo da premiação da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Se na última edição, em 2015, a verba disponibilizada foi de US$ 15 milhões, no ano que vem, quando o torneio for realizado na França, US$ 50 milhões serão destinados às 32 seleções que o disputarem.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade