A Fifa confirmou oficialmente nesta quarta-feira (12) a suspensão da Federação Salvadorenha de Futebol (Fesfut) por causa de "ingerências governamentais". A decisão foi ratificada por meio de comunicado publicado no site da entidade.
Na nota, a Fifa diz que "os estatutos ratificados pela assembleia geral da Fesfut, em agosto de 2009, não foram formalmente inscritos nos registros oficiais do país". O fato ocorreu pelo fato de a chamada Comissão Normalizadora, criada pela Fifa em 2008, ser declarada ilegal pelo governo local.
Em seguida, a Fifa avisou que a Fesfut tem até o próximo dia 8 de junho para regularizar a sua situação. Caso isso não ocorra, a entidade ameaça suspender El Salvador do seu quadro de países filiados durante o congresso que a entidade organizará neste ano.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
A Fifa explicou ainda que, caso a suspensão seja confirmada, El Salvador estará proibido de disputar qualquer competição oficial que tenha a chancela da entidade que controla o futebol mundial, assim como o trio de árbitros salvadorenhos selecionado para trabalhar na Copa do Mundo de 2010 não poderá participar da competição.