A Fifa decidiu vetar a convocação do volante Fernando, do Porto, nascido no Brasil, para defender a seleção de Portugal na Copa do Mundo deste ano ou em qualquer outra competição. O anúncio do veto foi feito nesta sexta-feira pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que revelou ter recebido um comunicado da entidade máxima do futebol.
De acordo com a FPF, a Fifa recorreu aos seus estatutos para o veto, alegando que Fernando não detinha a nacionalidade portuguesa quando participou oficialmente de uma partida pelo Brasil, no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2007, quando ainda defendia o Vila Nova, de Goiás. O passaporte português só foi adquirido por Fernando em dezembro passado.
O caso difere do de Diego Costa, por exemplo, porque o centroavante só jogou pelo Brasil em partidas amistosas. Quando um jogador atua em competições oficiais por uma seleção nas categorias de base (caso de Fernando), ele só poderia atuar por outro país no adulto desde que já tivesse o passaporte desta nação na data da primeira partida oficial pelo outro país.
Leia mais:
Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial
Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras
Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz
Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians
A recusa por Fernando deve modificar a lista de convocados do técnico Paulo Bento para a Copa, uma vez que o treinador, ao que tudo indica, contava com o brasileiro. Pepe, que nasceu em Alagoas, é nome certo na lista. Em outras épocas, Deco e Liedson, também brasileiros, defenderam Portugal. Os quatro obtiveram a naturalização não por antecedentes portugueses, mas por residirem por longo período no país europeu.