Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Campeonato Brasileiro

Flamengo bate Figueirense no Pacaembu e mantém perseguição ao Palmeiras

Agência Estado
18 set 2016 às 14:30

Compartilhar notícia

- Gilvan de Souza/Flamengo
Publicidade
Publicidade

As cores vermelho e preto deram o tom do Pacaembu, em São Paulo, na manhã deste domingo (18). Com arquibancadas lotadas, o Flamengo dominou o Figueirense e ganhou por 2 a 0, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar só não foi mais elástico pelas inúmeras chances de finalização desperdiçadas pelo time carioca, que chegou a 50 pontos e continua a perseguição ao líder Palmeiras, com 51. Na próxima fase, enfrenta o Cruzeiro na esperança de assumir a ponta da tabela.

Resultado ruim para a equipe catarinense, que briga para fugir do rebaixamento. O Figueirense soma apenas 28 pontos, ocupa a 17ª posição e pode ainda perder uma colocação se o Internacional vencer o América-MG na segunda-feira, às 20 horas. Na próxima rodada, recebe o Santa Cruz no Orlando Scarpelli.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Flamengo, sem chance de assumir a liderança neste domingo depois da vitória do Palmeiras sobre o Corinthians na véspera, entrou em campo com o objetivo de não se distanciar da ponta. E tomou o controle da partida desde o início. Aos 12 minutos, detinha 77% da posse de bola, contra apenas 23% do Figueirense.

Leia mais:

Imagem de destaque
Planejamento

Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025

Imagem de destaque
Mercado da bola

Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9

Imagem de destaque
Menino da Vila

Claudinho quer jogar no Santos em breve

Imagem de destaque
Em 2025

Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes


Boas chances foram criadas pelo time rubro-negro, que pressionou o rival durante todo o jogo. Aos 17 minutos, Diego recebeu ótimo passe de Willian Arão e chutou cruzado, a bola passou muito próxima da trave direita de Gatito Fernandez. A primeira chance do time catarinense contra o gol de Alex Muralha ocorreu apenas aos 25 minutos de jogo, sem perigo no chute de Maurides.

Publicidade


Mesmo sem ter sido exigido na partida, o goleiro do time carioca foi muito festejado pelos torcedores, orgulhosos pela convocação do rubro-negro para a seleção brasileira. "Ão, ão, ão, Muralha é seleção", exaltaram. O jogador do Flamengo foi convocado por Tite para os jogos contra Bolívia e Venezuela pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.


E o Flamengo teve a chance de abrir o placar aos 29 minutos. Leandro Damião tocou de cabeça na área e Ayrton cortou com o braço. O juiz marcou pênalti. O camisa 18 foi para a cobrança, mas, para amargura da maciça torcida rubro-negra no Pacaembu, não conseguiu converter. O atacante chutou baixo, no lado esquerdo de Gatito, que espalmou e salvou o Figueirense. A torcida lamentou, mas não deixou de apoiar Damião.

Publicidade


Com o jogo pausado para hidratação dos jogadores - o calor intenso em São Paulo fez os reservas do Flamengo colocarem toalhas brancas sobre a cobertura transparente do banco de reservas -, Leandro Damião teve seu nome gritado pelas arquibancadas. Quando a fase do time é boa, nem pênalti perdido abala a torcida.


Foi o terceiro pênalti cobrado pelo jogador na equipe, o primeiro desperdiçado. Damião fez seu quinto jogo consecutivo como titular do Flamengo. Isso porque Paolo Guerrero não viajou a São Paulo. De acordo com o boletim médico divulgado pelo clube, o peruano teve febre, mal-estar e sinusite.

Publicidade


O placar zerado no Pacaembu durou pouco. Aos 36 minutos, Willian Arão recebeu um cruzamento de Rafael Vaz e, de cabeça, marcou o primeiro do Flamengo. A torcida ficou em êxtase e fez barulho no Pacaembu. Bastante superior na partida, o time carioca levou a vantagem para o segundo tempo. No intervalo, o presidente Eduardo Bandeira de Mello acenou para os torcedores que o aplaudiam.


O Flamengo voltou para a segunda etapa com a mesma determinação. E, dessa vez, Leandro Damião deixou a torcida irritada. Primeiro isolou a bola e depois atrapalhou o companheiro, fazendo os rubro-negros pedirem o nome de Felipe Vizeu. Em um bate e rebate na cara do gol, mais uma chance de ampliar foi desperdiçada pelo time carioca.

Publicidade


O Figueirense foi ganhando espaço no contra-ataque. E o Flamengo buscou alternativas no banco de reserva, com a entrada de Vizeu no lugar de Damião. Depois de ficar agoniado com as chances de finalização desperdiçadas, o torcedor soltou o grito. Vizeu foi derrubado por Bruno Alves na área e o árbitro marcou pênalti. Aos 25 minutos, Diego bateu rasteiro, o goleiro do Figueirense chegou a encostar na bola, mas ela foi parar no fundo do gol. Foi o suficiente para os rubro-negros rodarem a camisa no alto e cantarem: "O campeão voltou".


No fim da partida, ficou ainda mais fácil para o Flamengo, com um jogador a mais em campo depois da expulsão de Marquinhos Pedroso. O jogador do Figueirense recebeu o segundo cartão amarelo e teve de deixar o gramado. A torcida passou a gritar "olé" das arquibancadas. O Flamengo só precisou administrar a vitória para levar os três pontos para casa.

Publicidade


FICHA TÉCNICA:


FLAMENGO 2 X 0 FIGUEIRENSE

Publicidade


FLAMENGO - Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Willian Arão, Cuellar, Everton (Alan Patrick) e Diego; Gabriel (Fernandinho) e Leandro Damião (Felipe Vizeu). Técnico: Zé Ricardo.


FIGUEIRENSE - Gatito Fernández; Nirley, Bruno Alves e Werley; Ayrton Jefferson, Yago (Ferrugem), Marquinhos Pedroso, Bady (Elvis) e Marlon (Rafael Silva); Maurides. Técnico: Tuca Guimarães.


ÁRBITRO - Luiz Flavio de Oliveira (Fifa).


GOLS - Willian Arão, aos 36 minutos, e Diego, de pênalti, aos 25 minutos do segundo tempo.


CARTÕES AMARELOS - Bruno Alves, Ferrugem, William Arão, Diego.


CARTÃO VERMELHO - Marquinhos Pedroso.


RENDA - R$ 1.502.640,00.


PÚBLICO - 28.168 pagantes.

LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade