Pesquisar

Canais

Serviços

Polêmica

Flamengo diz que laudo aponta injúria racial de Ramírez contra Bruno Henrique

Folhapress
23 dez 2020 às 10:06
- André Borges/CBF
Publicidade
Publicidade

O vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, afirmou nesta terça-feira (22), que especialistas em leitura labial identificaram uma injúria racial do colombiano Índio Ramírez, do Bahia, a Bruno Henrique, do Flamengo. Os dois discutiram logo após Gerson dizer acusar Ramírez de ter-lhe dito "cala a boca, negro".


Os especialistas que analisaram as imagens são do Ines (Instituto de Educação de Surdos). O laudo será encaminhado pelo Flamengo ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e à polícia. A filmagem que mostra o bate-boca entre Ramírez e Bruno Henrique viralizou nas redes sociais nesta terça.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O Flamengo encomendou a especialistas do INES - INSTITUTO DE EDUCACAO DE SURDOS, uma leitura labial da situação do Ramirez com o Bruno Henrique momentos antes do que se passou com o Gerson. A prova revelou que teria havido a ofensa, vamos apresentar ao STJD e entregar à polícia", escreveu Dunshee no Twitter.

Leia mais:

Imagem de destaque
Série A

Brasileirão 2024 terá 134 estrangeiros; veja os números por país

Imagem de destaque
Palmeiras

Raphael Veiga cita aprendizado com Kaká e muda em campo para ser mais decisivo

Imagem de destaque
Indefinido

Paulinho surpreende e ganha sobrevida no Corinthians, mas não sabe do futuro

Imagem de destaque
Morelos

Santos pode usar caso de Lucas Lima para negociar jogador de maior salário


Luis Felipe Ramos Barroso, Felipe Oliver e Mikel Vidal, especialistas em leitura labial consultados pelo GloboEsporte.com, afirmam que Ramírez diz a Bruno Henrique o seguinte: "Está falando muito seu negro."

Publicidade


Vidal é filho de colombianos e tem experiência em perícia na língua espanhola. Todos os especialistas ouvidos pelo site trabalham como tradutores no Ines, e Barroso acrescenta que Bruno Henrique também ofende Ramírez, chamando-o de "gringo de merda" na discussão.


A assessoria de Bruno Henrique afirma que o atacante não ouviu Ramírez chamá-lo de "negro".

Publicidade


Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Guilherme Bellintani, presidente do Bahia, afirmou que, se as supostas injúrias raciais forem comprovadas, o episódio se tornará uma mancha na história do clube, que promove iniciativas contra o racismo.


A estratégia do Flamengo para o desdobramento do caso foi verificar todos os registros de áudio coletados durante a partida após a denúncia de Gerson no domingo. Segundo o UOL Esporte apurou, nenhum deles apontou a suposta ofensa de Ramírez a Gerson.


Na manhã desta terça, Gerson foi à Polícia Civil prestar depoimento sobre a suposta injúria cometida por Ramírez contra ele.

"Estou aqui, vim falar sobre o ocorrido. Quero deixar bem claro que não vim aqui só para falar por mim, mas também para falar por minha filha, que é negra, meus sobrinhos, que são negros, meu pai, minha mãe, amigos também, e a todos os negros que têm no mundo. Sobre o fato que aconteceu, hoje, graças a Deus, tenho um status de jogador de futebol, onde tenho voz ativa para poder falar e dar força para outras pessoas que sofrem de racismo ou outro tipo de preconceito", declarou o meio-campista em vídeo divulgado pelo próprio Flamengo.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade