O Flamengo foi convidado a participar da Copa do Nordeste. Em atrito com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o Rubro-Negro vê com bons olhos a oportunidade, mas estuda se juridicamente isto será possível. A utilização de uma equipe sub-23 para continuar participando do Campeonato Carioca não está descartada, caso seja levado adiante a inclusão do time profissional no campeonato nordestino.
A Liga do Nordeste, responsável pela organização do campeonato, estaria disposta a mudar o estatuto para permitir esta participação do Flamengo. A entidade está estudando se terá tempo hábil desta decisão valer já a partir da próxima temporada. Consultado, Eduardo Bandeira de Mello, presidente rubro-negro, falou ao LANCE! que o clube está estudando medidas para 2016. O mandatário destacou que não disputa o Carioca da maneira que está e disse que não hesitaria em assinar para jogar por outro estado caso for possível.
"Da maneira que está, não disputaremos o Carioca. Mas infelizmente, não pode ser apenas na vontade (querer participar de campeonato de outro estado). Se for (possível juridicamente), eu já assinava e estaríamos lá. Estamos estudando o que podemos fazer a partir de 2016. O certo é que estamos rompidos com a Federação do Rio", afirmou Eduardo Bandeira de Mello, que está com a delegação em Atibaia, no interior de São Paulo.