A CBF inovou neste ano e antecipou a divulgação da seleção do Campeonato Brasileiro para esta sexta-feira. Duas das principais equipes da competição, Fluminense, campeão, e Atlético-MG, atual terceiro colocado, dominaram a eleição, com quatro nomes cada, mas no fim o time carioca teve mais premiados, já que Abel Braga foi eleito o melhor técnico e Fred, o craque do campeonato.
A equipe mineira, que ainda teve Bernard como a revelação do Brasileirão, dominou a defesa da seleção, com Marcos Rocha, Leonardo Silva e Réver fazendo companhia a Carlinhos, do Fluminense. Os outros representantes do clube campeão foram o goleiro Diego Cavalieri, o volante Jean e o atacante Fred.
Quem teve mais motivos para comemorar foi justamente Fred. O atacante foi fundamental para o título, principalmente na reta final, quando marcou gols decisivos, o que lhe garantiu o título de craque da competição. Os gols, aliás, foram constantes na campanha do jogador e o fizeram chegar à última rodada como artilheiro, com 19 gols, dois à frente de Luis Fabiano.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Os outros clubes representados na eleição foram o São Paulo, com o meia Lucas, o Corinthians, com o volante Paulinho, e o Santos, com o atacante Neymar. O curioso é que o Grêmio, atual segundo colocado da competição, não teve nenhum jogador eleito.
Criada em 2005, a eleição do craque do Brasileirão costuma premiar os jogadores dos times campeões de cada edição. Fred é o sexto representante de um time vencedor a ser eleito o melhor do campeonato. Os outros foram: Tevez, pelo Corinthians, em 2005; Rogério Ceni, pelo São Paulo, em 2006 e 2007; Hernanes, pelo São Paulo, em 2008; e Conca, pelo Fluminense, em 2010. Somente Diego Souza, pelo Palmeiras, em 2009 (quando o Flamengo foi campeão), e Neymar, pelo Santos, no ano passado (quando o Corinthians foi campeão), fugiram à regra.
Apesar do anúncio antecipado, os prêmios só serão entregues no dia 3 de dezembro, em cerimônia marcada para São Paulo. Nela também serão revelados os vencedores nas categorias: artilheiro, craque da galera, torcida de ouro e melhor árbitro.
Confira a seleção do Campeonato Brasileiro de 2012:
Goleiro: Diego Cavalieri
Lateral-direito: Marcos Rocha
Zagueiros: Leonardo Silva e Réver
Lateral-esquerdo: Carlinhos
Volantes: Jean e Paulinho
Meias: Lucas e Ronaldinho
Atacantes: Neymar e Fred
Técnico: Abel Braga
Revelação: Bernard
Craque do campeonato: Fred