Foi uma longa caminhada, mas o Fluminense conseguiu o primeiro objetivo. Depois de 27 rodadas na agonizante zona de rebaixamento, o clube tricolor carioca goleou o Vitória por 4 a 0, neste domingo, no Maracanã, e subiu para a 15.ª posição, com 45 pontos. O Vitória, com 47, está garantido na Primeira Divisão de 2010 graças às 13 vitórias e não pode ser ultrapassado pelo Botafogo, que abre a zona da degola - com 44 pontos e 10 vitórias.
"Conseguimos uma vitória fundamental, mas ainda não garantimos nada. Temos que jogar para vencer o Coritiba, fora de casa, pois o Botafogo vai jogar com o Palmeiras no Rio", alertou o artilheiro Fred, que aproveitou para pedir à torcida que confiasse numa virada incrível também na Copa Sul-Americana. Na próxima quarta-feira, o time recebe a LDU, no Maracanã, e precisa de cinco gols de diferença para levantar a taça no tempo normal.
Foi um início de partida perfeito para uma equipe que vinha de uma desgastante viagem e de uma goleada sofrida em uma final de campeonato.
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
Logo aos quatro minutos, Alan foi lançado na área e chutou forte na saída de Gléguer para abrir o placar. Um minuto depois, Fred recebeu na entrada da área, girou e acertou um lindo chute com efeito, que achou o ângulo esquerdo.
Com a boa vantagem, o Fluminense passou a tentar administrar o resultado e fôlego. Com isso, o Vitória pressionou. Aos 12 minutos, Nino arriscou e a bola achou a trave de Rafael. No último lance do primeiro tempo, Vanderson emendou de fora da área e Rafael fez linda defesa.
Na segunda etapa, o time carioca mostrou que os nervos estavam no lugar. Com calma, se impôs ao Vitória. Um minuto depois de Fred desperdiçar boa chance, Conca ampliou, aos 15. Ele recebeu passe de Diogo e fuzilou, sem chance para Gléguer.
Com o oponente entregue, sem motivação, o Fluminense controlava o ritmo da partida, sem correr riscos. Aos 34 minutos, Fábio Ferreira cometeu falta violenta em Adeílson, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Com tranquilidade, o Fluminense chegou ao quarto gol. Em puxada de contra-ataque, Conca fez o seu segundo no jogo, aos 42 minutos. Já nos acréscimos, Fred foi empurrado por jogadores do Vitória e Diguinho inventou de defender o companheiro com chutes e socos. Depois de muita confusão, o volante tricolor e o atacante Leandrão, do Vitória, foram expulsos.