A França, atual campeã mundial (1998) e européia (2000), foi eliminada da Copa do Mundo de 2002 ainda na primeira fase, depois de perder por 2 a 0 para a Dinamarca, nesta terça-feira.
Os dinamarqueses, com sete pontos, se classificaram em primeiro no grupo A. O segundo colocado, com cinco pontos, foi o Senegal - equipe revelação da Copa -, que empatou com o Uruguai por 3 a 3.
Favorita para ganhar esta Copa e primeira colocada no ranking da Fifa, a França perdeu dois jogos, empatou um, não conseguiu marcar nenhum gol e terminou como última colocada no grupo A.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
Pela primeira vez, um campeão mundial se despede de uma Copa do Mundo sem uma vitória sequer. O último campeão que não conseguiu passar pela primeira fase foi o Brasil em 1966, na Inglaterra. Na ocasião, o Brasil foi eliminado por Portugal e Hungria, mas derrotou a Bulgária na primeira rodada.
Depois da vitória desta terça, a Dinamarca pega nas oitavas-de-final o segundo colocado do grupo F. O Senegal enfrenta o campeão do mesmo grupo. Suécia, Inglaterra e Argentina brigam pelas duas vagas do F.
» Leia a matéria completa no site da BBC Brasil.
» Confira o especial sobre a Copa do Mundo 2002.