A equipe do Rio Grande do Sul venceu nesta terça-feira a primeira das duas etapas de encerramento da Maratona Porto a Porto. Formada pelos maratonistas Antonio Gonçalves, Elson Alex Gracioli, Claudir Rodriguez, Vitor Luis de Souza e Paulo Sbeghem, a equipe gaúcha ficou à frente de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, respectivamente segundo e terceiro lugar.
Esta foi a quinta etapa da Maratona Porto a Porto, disputada no trecho entre as cidades de Maringá e Cianorte. "A corrida de hoje (ontem) mostrou o quanto os atletas estão cansados", afirmou Lazaro Pereira, treinador da equipe gaúcha, que espera manter os resultados nas duas últimas etapas. "Nossa equipe economizou fôlego nos primeiros dias e não foi tão bem como esperava, mas vamos pra cima deles", garantiu o atleta Elson Alex Gracioli, que finalizou o trajeto da quinta etapa.
O grupo de atletas gaúchos fez o percurso de 80 quilômetros em 4 horas, 19 minutos e 32 segundos, a segunda melhor marca da competição, que já completou 400 quilômetros.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Restam agora os 80 quilômetros do trecho Cianorte-Umuarama e 20 quilômetros do trajeto que liga Icaraíma ao complexo de pontes de Porto Camargo, que será inaugurado ao final da competição.
Na disputa da quinta etapa, os atletas começaram a mostrar cansaço físico. A equipe de Londrina, que já tinha garantido dois primeiros lugares, não foi bem e terminou em quarto lugar. "Hoje vocês viram que é humanamente impossível correr 20 quilômetros diários, debaixo de um calor de mais de 30 graus, e chegar bem em todas as provas", disse o atleta Gilmar Debus, que não suportou as dores na perna, causadas pela disputa de segunda-feira, e teve que folgar nesta etapa.
Os mineiros, que vinham se mantendo na zona de classificação com a conquista de quatro pódios (um primeiro lugar, dois segundos lugares e um terceiro lugar), voltaram ao pódio e já asseguraram a conquista, pelo menos, da terceira posição, levando-se em conta os resultados obtidos até o momento. Rio de Janeiro, com um terceiro lugar na etapa Maringá-Cianorte, e Londrina também têm chances de ganhar o título.