Pesquisar

Canais

Serviços

Confira!

Grupos das seleções brasileiras nos torneios de futebol de Tóquio-2020

Folhapress
22 abr 2021 às 08:53
- Pixabay
Publicidade
Publicidade

Os grupos dos torneios de futebol da Olimpíada de Tóquio foram sorteados nesta quarta-feira (21), na sede da Fifa, na Suíça. Como de costume, os primeiros jogos serão realizados antes da cerimônia de abertura dos Jogos no Japão, marcada para o dia 23 de julho.


A divisão dos potes do sorteio levou em consideração participações nas últimas cinco edições. Na disputa feminina, 12 times estão divididos em três chaves. A seleção brasileira terá como adversárias no Grupo F China, Holanda e Zâmbia. Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Chile formam o Grupo E. Estados Unidos, Suécia, Austrália e Nova Zelândia estão no Grupo G.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Avançam para as quartas de final as duas equipes mais bem colocadas de cada chave e as duas melhores terceiras.

Leia mais:

Imagem de destaque
Será que passa?

Time de Neymar e Jorge Jesus, Al Hilal vence 27ª partida seguida e iguala recorde mundial

Imagem de destaque
R$ 160 milhões

Flamengo fecha janela no limite do orçamento e cumpre principais pedidos

Imagem de destaque
Saiba mais

Times da Libra fecham com a Globo para transmissão de partidas do Brasileiro entre 2025 e 2029

Imagem de destaque
11 novos jogadores

Aos trancos e barrancos, Corinthians fecha janela satisfeito com reforços


A estreia do Brasil, comandado pela sueca Pia Sundhage, será diante das chinesas, no dia 21 de julho, no estádio de Miyagi. O jogo repete a abertura da Rio-2016, quando as brasileiras venceram por 3 a 0.

Publicidade


"A China é uma seleção técnica, também um time duro, coeso e agressivo, elas se estão se preparando muito para essa competição. A Holanda jogou a final da Copa do Mundo, e sabemos que é um time muito bom, conhecemos todas as jogadoras porque já as vimos muitas vezes. E por último, a Zâmbia, que não sabemos muito sobre o estilo ainda e, por esse motivo, é até melhor que não a enfrentaremos no primeiro jogo, e sim, na última partida", disse Pia.


Na última Data Fifa, enquanto fortes seleções se enfrentavam em amistosos, o Brasil teve que ficar treinando por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Publicidade


No torneio masculino, destinado a jogadores nascidos até 1997 (com três exceções), serão quatro chaves de quatro equipes cada uma.


O Brasil caiu no Grupo D, junto com Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita. O Grupo A tem Japão, África do Sul, México e França. O B conta com Nova Zelândia, Coreia do Sul, Honduras e Romênia. Já o C, com quem a seleção brasileira poderá cruzar nas quartas de final, é formado por Argentina, Espanha, Austrália e Egito.

Publicidade


A estreia do time treinado por André Jardine será no dia 22, em Yokohama, diante dos alemães, uma reedição da final de 2016 vencida pelo Brasil no Maracanã. Na ocasião, o time comandado por Neymar conquistou o primeiro ouro brasileiro na modalidade.


Yokohama também foi o palco da final da Copa do Mundo de 2002, outro duelo vencido pelos brasileiros diante dos alemães para a conquista do pentacampeonato mundial.

Publicidade


Jardine destacou a imprevisibilidade do torneio masculino, por causa do limite de idade e também porque os clubes não são obrigados a cederem seus atletas às seleções.


"É muito difícil conjecturar qual seleção é mais forte, a competição é que vai acabar dizendo. A possibilidade de levar jogadores acima da idade torna ainda mais difícil de a gente decifrar quem serão os principais adversários", afirmou.

Publicidade


"O exemplo das últimas Olimpíadas é importante. O Brasil foi campeão, mas na primeira fase teve muitas dificuldades e nem sempre contra camisas consideradas pesadas", completou.


A final do torneio masculino será em Yokohama, enquanto a disputa pelo ouro no feminino ocorrerá no Estádio Olímpico de Tóquio.

Publicidade


Edina Alves apitará jogos


A árbitra brasileira Edina Alves será uma das participantes do quadro de arbitragem do futebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O anúncio oficial foi feito nesta quarta pela Federação Paulista de Futebol, entidade pela qual apita a paranaense.


Além de Edina, a auxiliar Neuza Back e o árbitro de vídeo Wagner Reway também representarão o Brasil no evento.


Não há divisão de gênero na arbitragem que trabalhará na Olimpíada, de forma que o trio poderá trabalhar tanto no masculino como no feminino.


Edina Alves e Neuza Back estiveram no último Mundial de Clubes masculino, que terminou com título do Bayern de Munique (ALE). A dupla já havia participado da Copa do Mundo feminina em 2019.


Grupos dos torneios de futebol na Olimpíada de Tóquio


TORNEIO MASCULINO


Grupo A
Japão
África do Sul
México
França


Grupo B
Nova Zelândia
Coreia do Sul
Honduras
Romênia


Grupo C
Egito
Espanha
Argentina
Austrália


Grupo D
Brasil
Alemanha
Costa do Marfim
Arábia Saudita


Jogos do Brasil na primeira fase
22.jul - 5h30 - Brasil x Alemanha
25.jul - 5h30 - Brasil x Costa do Marfim
28.jul - 5h - Brasil x Arábia Saudita


TORNEIO FEMININO


Grupo E
Japão
Canadá
Grã-Bretanha
Chile


Grupo F
China
Brasil
Zâmbia
Holanda


Grupo G
Suécia
Estados Unidos
Austrália
Nova Zelândia

Jogos do Brasil na primeira fase
21.jul - 5h - Brasil x China
24.jul - 8h - Brasil x Holanda
27.jul - 8h30 - Brasil x Zâmbia


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade