A Série C do Campeonato Brasileiro conheceu seu primeiro rebaixado neste domingo, quando foram disputados sete jogos. Time de pior campanha, o Guaratinguetá perdeu pela 14ª vez em 16 partidas e teve sua queda decretada. Quem caminha para o mesmo destino é a Portuguesa, derrotada em pleno Canindé, e com situação delicada. No Grupo A, a briga pelas vagas na próxima fase esquentou e embolou de vez.
O Guaratinguetá é o primeiro rebaixado à quarta divisão. Nesta manhã, o time do Vale do Paraíba perdeu para o Macaé, por 3 a 0, no Frederico Dalmaso, em Sertãozinho, no interior de São Paulo, e teve a queda decretada. Os paulistas estão na lanterna do Grupo B com quatro pontos, 11 atrás do próprio Macaé, primeiro fora da degola.
A vitória do time carioca também complicou a vida da Portuguesa. No Canindé, em São Paulo, a Lusa perdeu para o Boa por 2 a 0 e seguiu na zona de rebaixamento, com 11 pontos. Os paulistanos precisam de um pequeno milagre para evitar a queda. Os mineiros, por outro lado, seguem firmes no G4, com 29 pontos, na vice-liderança.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Ainda pela mesma chave, Ypiranga e Mogi Mirim ficaram no empate sem gols em Erechim. Os gaúchos estão em terceiro lugar com 26 pontos, quatro na frente do Mogi, sétimo.
Pelo Grupo B, a briga pelas quatro vagas na próxima fase foi o principal atrativo. Dos quatro times que começaram a rodada dentro do G4, apenas o Botafogo-PB saiu de campo com a vitória. No Almeidão, em João Pessoa, o time paraibano sofreu, mas derrotou o Confiança por 2 a 1, com gol aos 49 do segundo tempo. O resultado levou a equipe à vice-liderança, com 26 pontos, empatado em pontos com o Fortaleza, que ficou no 1 a 1 com o ASA, outro concorrente direto, no Coaracy da Matta, em Arapiraca. Empatados em dois critérios de desempate, os cearenses levam vantagem no número de gols marcados (22 a 16).
O ASA é o quinto colocado, com 24 pontos, empatado com o Remo. O time paraense tinha a chance de terminar na liderança da chave, mas ficou no empate com o Salgueiro, por 1 a 1, no Mangueirão, e terminou a rodada em quarto, ainda dentro do G4 pelo melhor saldo de gols (4 a 1).
Na luta contra a degola, o Cuiabá conseguiu escapar de vez ao derrotar o América-RN, por 1 a 0, na Arena das Dunas, em Natal. Os matogrossenses chegaram aos 20 pontos, assumindo o sexto lugar. Os potiguares estão logo abaixo, com 19. Confiança e River formam a zona de rebaixamento, com 16 a 12 pontos, respectivamente. O Salgueiro é o primeiro fora, com 18.
Nesta segunda-feira, duas partidas encerram a 16ª rodada. Guarani e Botafogo fazem clássico regional em Ribeirão Preto, enquanto o ABC tenta assumir a liderança do Grupo A contra o River.
Confira os jogos da 16ª rodada:
Guaratinguetá 0 x 3 Macaé
Portuguesa 0 x 2 Boa Esporte
Ypiranga 0 x 0 Mogi Mirim
Fortaleza 1 x 1 ASA
Botafogo-PB 2 x 1 Confiança
América-RN 0 x 1 Cuiabá
Remo 1 x 1 Salgueiro