O tenista Gustavo Kuerten venceu neste domingo o argentino Agustin Calleri por 2 sets a 1, conquistou o título do Torneio da Costa do Sauípe, na Bahia, e acabou com o maior jejum no saibro de sua carreira. As parciais foram de 3/6, 6/2 e 6/3.
A partida, que começou na noite de sábado, teve que ser interrompida devido à chuva e foi reiniciada às 15h de hoje. No momento da paralisação, o brasileiro vencia o terceiro set por 1 a 0.
Atual número 17 do mundo, Guga não conquistava um título na terra batida, seu piso preferido, havia dois anos e oito meses. O último havia sido em julho de 2001, quando foi campeão em Stuttgart (Alemanha).
Leia mais:
Claudinho quer jogar no Santos em breve
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial
Tricampeão de Roland Garros, na França, e agora dono de 14 títulos no saibro (de um total de 20), Kuerten venceu quatro torneios no período, mas todos em quadras rápidas - incluindo o título obtido na Costa do Sauípe em 2002, quando o torneio acontecia em piso duro.
No início da partida, ainda no sábado, Guga teve dificuldade diante de Calleri, 21º do mundo, que buscava seu segundo título na carreira - levantou o troféu apenas uma vez, no Torneio de Acapulco, no México, no ano passado.
No primeiro set, debaixo de uma chuva fina, o argentino quebrou o serviço de Kuerten apenas uma vez, logo no segundo game, suficiente para fazer 6/3, e teve muito mais facilidade para confirmar seus saques.
Na segunda parcial, o brasileiro melhorou seu jogo e, com quebras no sexto e oitavo games, fechou em 6/2. Calleri reclamou bastante da chuva e quis interromper a partida, mas seu pedido não foi atendido.
No início do terceiro set, a chuva aumentou. Após Guga confirmar seu primeiro saque, Calleri solicitou atendimento médico e recebeu massagens na perna direita. Durante esse intervalo, o argentino teve uma discussão com Guga, sentado ao seu lado. Antes do término do atendimento, veio a decisão de paralisar a partida.
Neste domingo, no reinício da partida, o catarinense derrubou o serviço do rival logo no segundo game. Mas a quebra foi devolvida no quinto game. O brasileiro, no entanto, voltou a vencer o serviço do argentino em seguida e conseguiu fechar em 6/3.
Esta foi a quarta vitória de Guga em cinco confrontos com Calleri.
Com a temporada latino-americana de saibro encerrada para ele, Kuerten se prepara agora para torneios em quadra dura nos EUA. Os primeiros são os Masters Series de Indian Wells e Miami.
Informações Folha Online