Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Zagueiro contestado

Henrique vira opção e pode ganhar espaço na seleção

Agência Estado
01 jul 2014 às 11:01

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Henrique teve sua convocação para a Copa do Mundo bastante contestada por boa parte da mídia e da torcida. Foi, a rigor, o único dos 23 jogadores escolhidos por Felipão a ter sofrido resistência. Desde que a equipe se apresentou, há 35 dias, tem sido um dos mais discretos atletas do grupo. Com exceção de suas aparições no campo para treinamentos - o que faz com afinco -, quase não é notado. No entanto, ele pode, e espera, ganhar alguma notoriedade nos próximos dias. Afinal, é cotado para entrar no lugar do suspenso Luiz Gustavo na partida de sexta-feira, contra a Colômbia, em Fortaleza, pelas quartas de final.

As chances de Henrique não são lá muito grandes. A tendência é que Felipão recue Fernandinho para a posição de primeiro volante, promovendo a volta de Paulinho ao time. Além disso, Hernanes e Ramires também são opção, pois, nesse caso, o treinador não precisaria mexer no esquema tático. Mas é justamente a possibilidade de ele mudar o sistema de jogo que dá esperança ao ex-palmeirense.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na noite de terça-feira, Felipão admitiu, em entrevista à TV da Fifa, pensar em escalar três zagueiros. "Tenho duas possibilidades: manter a forma que vinha jogando ou mudar o sistema todo. Aí posso iniciar como jogava na Copa de 2002, com três zagueiros e mais liberdade aos laterais", disse o técnico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Planejamento

Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025

Imagem de destaque
Mercado da bola

Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9

Imagem de destaque
Menino da Vila

Claudinho quer jogar no Santos em breve

Imagem de destaque
Em 2025

Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes


É aí que entra Henrique. Felipão o convocou, entre outros motivos, por ele se adaptar a várias posições. Joga dos dois lados da zaga, atuou várias vezes na lateral direita no Napoli, seu clube atual, e sabe jogar como volante ou terceiro zagueiro. Nos tempos de Palmeiras em que era treinado por Felipão, aliás, fez isso em muitas partidas.


"Felipão me conhece e sabe o que eu posso render na cabeça de área. Isso pode ser uma vantagem, mas não é tão determinante assim na seleção, pois aqui tem grandes jogadores e todos estão preparados", diz Henrique. "Vou continuar mostrando meu trabalho nos treinamentos e se o treinador optar por mim, estarei preparado."

Felipão vai testar o esquema com três zagueiros durante a semana. Ele tem a alternativa de "puxar" David Luiz para o meio de campo, mas não parece disposto a mexer na dupla de zaga. Por isso, Henrique deverá ser experimentado nessa posição já na segunda parte do treino desta terça-feira, que tem início marcado para as 15h30.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade