O governador Roberto Requião recebeu nesta quinta-feira a ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete, Hortência Oliva, para uma reunião no Palácio Iguaçu. Ela apresentou um projeto para dar manutenção ao Centro de Excelência do Basquetebol do Paraná, do qual é supervisora. A reunião teve também a participação do presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
Quatro mil crianças entre sete e 13 anos são atendidas atualmente. Hortência informou que o projeto prevê uma parceria com as prefeituras. Dois professores da rede pública recebem capacitação profissional e material e atuam nos núcleos municipais. Requião recomendou que o projeto seja consolidado para então ampliar sua abrangência. O novo projeto do basquete no Paraná terá apoio da iniciativa privada.
Gomyde destacou que num primeiro momento serão reorganizados os 14 núcleos já existentes. "O projeto deverá ser redirecionado e realizado em parceria com as prefeituras municipais, para atingir um número cada vez maior de adeptos e tornar o esporte uma grande opção de lazer", disse. Segundo o coordenador, Hélio Vendramini, cerca de 400 atletas que iniciaram a prática do basquete no projeto, há cinco anos, disputaram os Jogos da Juventude em 2002.