Pense em um Mario Balotelli menos irreverente, mais polêmico e violento. Este é Joey Barton, meia inglês de 30 anos, atualmente no Olympique de Marselha. Com uma longa lista de polêmicas e desafetos em seu currículo, ele decidiu atacar o atacante Neymar.
Ao ver o jogo da Seleção Brasileira contra a sua Inglaterra, Barton não se conteve e disse que o brasileiro não valia os preços que vêm sendo ventilados por seus direitos na imprensa europeia, completando sua frase no Twitter com a palavra "showpony" que significa, em tradução livre, que Neymar gosta de aparecer.
Ao ser questionado pela imprensa inglesa pelas palavras do meia do Olympique, o brasileiro declarou que não sabia quem era, o que irritou Barton. - Parece que Neymar não sabe quem eu sou. Me apresentarei a ele se um dia ele decidir deixar o santuário da liga da selva. Acontece que ouvi falar tanto dele e, durante o jogo, ele não justificou sua fama.
Leia mais:
Neymar é apenas mais uma na lista de "vítimas" de Barton, que já nocauteou um colega de equipe (Ousmane Dabo), quando jogava no Manchester City. Além disso, ele já foi preso quando jogava no Newcastle e sua última equipe, o Queens Park Rangers, resolveu emprestá-lo após ele ser suspenso por 12 jogos por agredir um jogador do próprio City no fim da última temporada.
Outro incidente famoso de Barton se deu ao fim do jogo entre Manchester City e Everton, seu clube de infância. A torcida dos Toffees vinha pegando no pé do meia e, após o jogo, ele simplesmente expôs suas nádegas.
Desde que criou seu Twitter, Barton, que tem quase dois milhões de seguidores em seu perfil, criou novas inimizades, como quando discutiu com Didi Hamann, e expôs o vício do ex-colega de City em apostas e chamou Alan Shearer de "babaca".