O Palmeiras tinha dois motivos para vencer o Grêmio no Palestra Itália neste sábado, 22. O primeiro era afastar a tensão que cerca o clube após a demissão de Antonio Carlos e Robert e acalmar a torcida. O segundo era se despedir bem do Parque Antártica, que será reformado para a construção de uma Arena Multiuso. E a equipe alviverde cumpriu seu papel.
Com um contra-ataque cirúrgico e muita raça, os comandados de Jorge Parraga derrotaram o Grêmio por 4 a 2 e somaram 3 pontos importantes para a sequência do Brasileirão.
O Palmeiras abriu 2 a 0, mas o Grêmio reagiu e empatou. No segundo tempo, com tranquilidade, o time da casa fez mais dois gols e garantiu os 3 pontos.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
O interino, que deve comandar a equipe até a interrupção do Brasileirão para a Copa, apostou no 'arroz com feijão' para chegar à vitória. Armado em um 4-4-2, com três volantes, o Palmeiras contou com uma boa atuação dos laterais, Vítor e Armero, e da velocidade no contra-ataque para derrotar a equipe gaúcha.
Ewerthon (duas vezes), Maurício Ramos, e Cleiton Xavier marcaram para o Palmeiras. Jonas e Hugo descontaram para o Grêmio. "Aproveitamento bom, tive duas oportunidades e concluí bem. Atacante tem que acreditar em todas", disse Ewerthon no intervalo da partida.
Com a vitória, o Palmeiras chegou a sete pontos ganhos e dorme na vice-liderança do Brasileirão. O próximo compromisso da equipe é o clássico contra o São Paulo no Morumbi na quarta-feira. O Grêmio, que tem 1 ponto no campeonato, recebe o Avaí no Olímpico.
O jogo. Os gaúchos começaram melhor, pressionando o Palmeiras em seu campo de defesa. Com finalizações de fora da área, Douglas e Leandro deram trabalho a Marcos. Nervoso, o Palmeiras errava passes e não conseguia oferecer perigo à equipe gaúcha.
Na primeira ação ofensiva do Palmeiras, aos, 15 minutos, Cleiton Xavier recebeu no meio e deu um lindo passe para Ewerthon. O zagueiro Rodrigo escorregou e o atacante chutou forte. Victor foi sem firmeza para bola. 1 a 0 Palmeiras.
O gol acalmou o Palmeiras, que passou a tentar explorar a velocidade de Ewerthon com lançamentos de Armero e Cleiton Xavier. O Grêmio respondia com cobranças de faltas e escanteios de Douglas, mas parava na segurança de Marcos e na boa marcação de Léo, Danilo e Edinho.
Aos 28, em seu segundo ataque, o Palmeiras marcou novamente. Vítor cruzou e Vinicius bateu. Victor fez uma defesa sensacional, mas no rebote, Ewerthon mandou para a rede.
Mal a torcida comemorava o segundo gol, Jonas recebeu lançamento na grande área e bateu de canhota, sem chance para Marcos. 2 a 1.
O Grêmio voltou a controlar o meio campo, mas não conseguia criar chances reais de gol. No final do primeiro tempo, Douglas fez falta em Marcos Assunção e recebeu o cartão amarelo. Os dois começaram a discutir e o árbitro Paulo Henrique Godoy Bezerra colocou ambos para fora.
"Falta conjunto, mas dentro da vontade dos meninos estamos indo bem", vaticinou Parraga.
Susto. O Grêmio voltou melhor e empatou aos 4 minutos. Fábio Rochemback cobrou falta pela direita e Hugo subiu sozinho para marcar de cabeça.
O gol esfriou o Palmeiras, que tentava criar chances de gol, sem sucesso. Mas a eficiência estava do lado do Palmeiras. Aos 15 do segundo tempo, Vítor fez boa jogada individual pela direita e cavou um escanteio. Cleiton Xavier cobrou e Maurício Ramos, que havia entrado no lugar de Léo, lesionado, desempatou. Foi o terceiro gol em quatro oportunidades.
Aos 25, Cleiton Xavier puxou o contra-ataque e lançou Vinícius. O garoto perdeu o ângulo, mas insistiu no lance, saiu de dois marcadores e cruzou. O mesmo Cleiton Xavier se antecipou e marcou o quarto gol do Palmeiras. Depois, Parraga colocou Souza no lugar de Ewerthon, e o time da casa administrou o resultado.