No dia 30 de setembro de 1945, o Internacional derrotou o Grêmio por 4 a 2, no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre. O triunfo no Gre-Nal 89 da história colocou o Colorado pela primeira vez em vantagem nos confrontos diretos contra o maior rival. Desde então, a vantagem persiste. Os 70 anos de hegemonia no Gre-Nal foram celebrados pelo clube em seu site oficial e redes sociais.
Há 70 anos, com a vitória no Gre-Nal 89, o Colorado alcançou a 38ª vitória sobre o rival histórico. Por sua vez, o Grêmio tinha vencido 37 vezes. Em outras 14 oportunidades os clubes ficaram no empate. Hoje, o Inter possui uma diferença maior no confronto direto: são 153 vitórias coloradas contra 127 do Grêmio. São 127 empates na história.
Nesta quarta-feira, tanto Grêmio quanto Internacional entram em campo. Em Porto Alegre, o Imortal enfrenta o Fluminense e precisa de uma vitória simples para avançar às semifinais da Copa do Brasil. O Colorado encara o Palmeiras em São Paulo, e, com um triunfo ou empate com gols a partir de 2 a 2, se classifica no torneio mata-mata.