A Associação Irlandesa de Futebol (FAI) anunciou nesta quinta-feira que enviou protesto formal à Fifa, pedindo a anulação da partida de quarta, contra a França, pela repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. A proposta da associação é que o jogo seja repetido.
Nos 90 minutos regulamentares, a Irlanda venceu por 1 a 0, devolvendo o placar da primeira partida, e levando a disputa da vaga para a prorrogação. Aos 12 minutos do tempo extra, Thierry Henry dominou uma bola com a mão e cruzou para Gallas empatar.
O lance causou indignação nos jogadores irlandeses e no treinador, o italiano Giovanni Trapattoni. No país, adversários políticos históricos uniram-se nas críticas à arbitragem do sueco Martin Hanson.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
"A Associação Irlandesa de Futebol espera que a Fifa e seu comitê disciplinar, em respeito aos amantes do futebol em todo o mundo, haja de forma a preservar os padrões de integridade e do jogo limpo", disse a federação em nota oficial.
O técnico Giovanni Trapattoni, no entanto, mostrou-se pouco otimista sobre a possibilidade de jogar novamente. "Sei que é impossível repetir a partida. Mas devem começar a usar vídeos para auxiliar a arbitragem. Assim, injustiças como essas não voltaram a acontecer", disse.