O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, comparou na quarta-feira (21) a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, com a Olimpíada de 1936, realizada na Alemanha nazista. A declaração de Johnson foi feita em uma sabatina do ministro com parlamentares britânicos, que tinha o objetivo de discutir o caso do ex-espião russo Serguei Skripal, envenenado em Salisbury, na Inglaterra.
Na ocasião, o ministro afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, irá buscar fortalecer a imagem do país com a realização do Mundial, da mesma maneira que Adolf Hitler usou a Olimpíada de 1936 na Alemanha, liderada pelo regime nazista. "A caracterização do que vai acontecer em Moscou na Copa do Mundo, em todas as sedes, eu creio que a comparação com certeza está correta", declarou um parlamentar.
Pouco tempo depois da declaração do Johnson, o Kremlin condenou a fala do ministro britânico. "É uma declaração completamente repugnante, que não combina com o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido ou de qualquer país. É sem dúvidas ofensivo e inaceitável", disse o porta-voz russo Dmitry Peskov.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
A Olimpíada de 1936 foi realizada três anos após Hitler chegar ao poder na Alemanha. O evento esportivo foi utilizado como uma forma de demonstrar a superioridade dos alemães sobre todos os países. Na ocasião, diversos atletas de origens judaica não puderam disputar a competição. Embora a Alemanha tenha ficado na liderança do ranking de medalhas, Hitler foi ofuscado pelo negro norte-americano Jesse Owens, atleta que conquistou mais medalhas nos Jogos, sendo quatro ouros no atletismo.