O jornal espanhol 'As' estampou em sua edição desta quarta-feira uma matéria sobre as categorias de base do Santos, "a equipe que revelou Pelé e Neymar". No conteúdo também veiculado pela internet, o periódico destaca a participação do sub-20 do Peixe no Torneio Internacional de Cotif, disputado nas primeiras semanas de agosto na cidade de Valência. Sob o comando do técnico Pepinho Macia, os Meninos da Vila foram semifinalistas da competição, eliminados pelo vice-campeão Atlético de Madrid - a seleção do Chile foi a vencedora do torneio.
A reportagem do diário espanhol destaca as inovações da gestão do presidente Modesto Roma Júnior na base, a começar pela redução de 230 para 150 jogadores nas cinco categorias. Marco Bechara, coordenador da base e um dos auxiliares do gerente Ronaldo Lima, explicou a decisão que 'enxugou' a base do Peixe.
"Decidimos reduzir o número para ter um controle mais efetivo de cada garoto, levando em conta sua evolução física, técnica, tática e de comportamento dentro e fora de campo. Algo na linha: como se vestem ou como respeitam as ordens dos treinadores. Todos os jogadores conhecem a história do Santos e isso ajuda a entender o que significa vestir essa camisa", explica Bechara.
Leia mais:
Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial
Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras
Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz
Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians
Sete jogadores do time júnior do Peixe são destacados na matéria: o goleiro John Victor, os zagueiros Bruno Leonardo e Robson Alves, o volante Fernando Medeiros, o meia João Igor e os atacantes Matheus Augusto e Diogo Vitor. O último, que já foi relacionado para partidas do time profissional pelo ex-técnico, Marcelo Fernandes, é chamado de "a nova pérola do Santos" pelo jornal.