Árbitros de ciclismo de 11 países latino-americanos participam a partir desta quarta-feira e até o próximo dia 30, em Curitiba, do Curso Continental de Comissários de Ciclismo, que capacita os juízes a arbitrar competições internacionais nas três Américas. Ente 1 e 11 de agosto serão disputadas em Curitiba e Região Metropolitana as provas ciclísticas nas modalidades pista, estrada, mountain bike e contra-relógio dos Jogos Sul-Americanos.
O curso será no Hotel Vernon, sob coordenação do árbitro internacional Cesar Sanchez, de Medellin, na Colômbia. O evento tem a chancela oficial da União Ciclística Internacional (UCI), com sede na cidade suíça de Lausanne, da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (Copaci) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
As aulas de capacitação incluem o conhecimento de estatutos das confederações de ciclismo dos países filiados, normas e regras sobre os vários tipos de provas e de bicicletas utilizadas em cada evento, modalidades de competição, regras de anti-doping, sanções e procedimentos disciplinares, bem como as regulamentações de quatro etapas: Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, Campeonatos Internacionais e o Campeonato Continental, que inclui os jogos Sul-Americano e Pan-Americano.
Leia mais:
Times começam a preparação para o Paranaense 2025
David Luiz decide, Flamengo vence Cruzeiro e se mantém no G4 antes da final
Até barreira mal arrumada é observada em investigações de manipulação no futebol
Série B pode ter acesso triplo na próxima rodada
Todos os participantes do curso que vai até o dia 30 já dirigem eventos ciclísticos oficiais em seus respectivos países, e uma vez aprovados, desde que obtenham a nota mínima exigida depois das provas escrita, de conhecimento e oral, poderão arbitrar eventos em qualquer país da América do Sul, Central ou do Norte.