Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
No Brasil...

Laboratório na Suíça fará antidoping na Copa de 2014

Agência Estado
12 nov 2013 às 16:32

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

A Fifa anunciou nesta terça-feira ter chegado a um acordo com a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) sobre a realização dos exames antidoping durante a disputa da Copa do Mundo de 2014. Como o único laboratório brasileiro disponível foi descredenciado, os testes serão analisados em Lausanne, na Suíça.

Único laboratório brasileiro que era habilitado para realizar exames antidoping, o Ladetec, no Rio, foi descredenciado em agosto passado em razão de "repetidas falhas", segundo avaliação da Wada. O local vai passar por uma reforma e será pedido um novo credenciamento, mas não dará tempo de fazer isso antes da Copa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem trabalha para que o Ladetec esteja liberado para funcionar nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Assim, a Fifa e a Wada precisaram arranjar uma solução para os exames durante a Copa. E a decisão foi levar as amostras colhidas no Brasil para o laboratório LAD, em Lausanne.

Leia mais:

Imagem de destaque
Adeus ao sonho

Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial

Imagem de destaque
João Paulo Sampaio

Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras

Imagem de destaque
Atual vice

Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz

Imagem de destaque
Migos

Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians


Nesta terça-feira, o presidente da Wada, John Fahey, afirmou que a Fifa teria que superar esse "desafio de transporte" para analisar as amostras de urina e sangue fora do Brasil na Copa. "Não é algo insuperável. Hoje, pode se levar os testes em aviões e voos comerciais para outros laboratórios", disse o dirigente.

No comunicado divulgado nesta terça-feira, pouco depois da entrevista do presidente da Wada, a Fifa explicou a escolha do laboratório suíço para fazer os exames antidoping durante a Copa de 2014 e ressaltou que agora vai trabalhar na "questão logística" para poder transportar as amostras colhidas com os jogadores.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade