O LEC sofreu um duro golpe no jogo de ida na Arena Fonte Nova em Salvador na noite desta quinta-feira (18), em partida válida pela quarta fase da Copa do Brasil e se complicou para o jogo da volta na próxima quinta (25) no estádio do Café. Na reestreia de Roberto Fonseca, o Tubarão teve um jogador expulso no final do primeiro tempo e voltou da Bahia com um apimentado 4 a 0.
No primeiro tempo, o Londrina conseguiu segurar o ímpeto da equipe do técnico Roger Machado, recém-chegado ao Bahia, que buscou o ataque em todo momento. A pressão do tricolor acabou se esfriando e o LEC saiu para o jogo, até que aos 25 minutos do primeiro tempo, Artur faz um belo passe para seu xará Arthur Caike, que saiu na cara de Matheus Albino e finalizou forte abrindo o placar. Os jogadores alviceleste reclamaram de impedimento na rápida jogada da dupla de ex-atacantes do LEC.
Logo em seguida, o Tubarão se lançou ao ataque para tentar a reação, mas em uma bola roubada, Nino Paraíba puxou o contra-ataque e acionou Gilberto pela direita. O atacante olhou e fez o cruzamento para o meio da área, para o próprio lateral-direito dominar e finalizar forte, ampliando o placar para o time baiano. No final do primeiro tempo, em um lance de perda de bola, Paulinho Mocellin perdeu a cabeça e acabou expulso por acertar o cotovelo no rosto de Gilberto.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
Com a expulsão, no segundo tempo, Fonseca tirou Dagoberto e colocou Marcelinho para tentar dar uma consistência e velocidade no contra-ataque. Com um jogador a mais, o Bahia se lançou à frente para encaminhar a classificação e foi o que aconteceu. O LEC ainda conseguiu algumas chegadas rápidas no ataque, com alguns espaços deixados pelo tricolor, mas não exigiu do goleiro Anderson.
Depois disso, o Tubarão não conseguiu segurar a "blitz" feita pelo Bahia, que aos 30 minutos do segundo tempo ampliou a vantagem e fez valer a lei do ex com Artur. Após o cruzamento de Nino Paraíba, o jogador de apenas 1,65 subiu entre os zagueiros e conseguiu cabecear para o fundo das redes, levando ao delírio a Arena Fonte Nova.
Se a situação estava ruim para o LEC, tudo acabou piorando ainda mais. Aos 46 minutos do segundo tempo, em uma cobrança de escanteio de Artur, pela esquerda, Fernandão subiu sozinho e testou para o fundo do gol. Com a goleada sacramentada, o Londrina ainda tentou a última investida, mas faltava perna e tempo. Os 4 a 0 complicam a situação do alviceleste que terá a "missão impossível" de vencer por uma diferença de quatro gols para decidir a classificação nos pênaltis diante da torcida no Café.
(*Sob supervisão do editor on-line, Rafael Fantin)