Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Luto!

Lenda do Real Madrid e da seleção francesa, Kopa morre aos 85 anos

Agência Estado
03 mar 2017 às 14:26

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

O ex-meia-atacante Raymond Kopa, lenda do Real Madrid e que ficou conhecido como o "Napoleão do futebol", morreu. Ele foi o primeiro jogador francês a conquistar a Bola de Ouro e faleceu aos 85 anos. De acordo com familiares que falaram com o jornal Le Courrier de Ouest, Kopa morreu nesta sexta-feira pela manhã depois de ter sido hospitalizado na semana passada. A Federação Francesa de Futebol também confirmou sua morte.

Pequeno em estatura como o imperador francês, Kopa ganhou o apelido de "Napoleão" depois de um desempenho incrível pela França em uma vitória por 2 a 1 sobre a Espanha em 1955. Exaltado pela sua qualidade para dar assistências e fazer gols, Kopa conquistou a Bola de Ouro em 1958, quando jogava pelo Real Madrid. Ele venceu três vezes a Copa dos Campeões Europeus, a atual Liga dos Campeões, pelo clube, em 1957, 1958 e 1959.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Versátil, Kopa também atuava como centroavante, sendo elogiado por sua habilidade para aplicar dribles e sua velocidade, qualidades que levaram o craque argentino Lionel Messi a ter seu estilo de jogo comparado ao dele.

Leia mais:

Imagem de destaque
Neste domingo (8)

Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão

Imagem de destaque
Rodada final

Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo

Imagem de destaque
Torneio Paraná de Verão

Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Em janeiro

São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral


Kopa, filho de imigrantes poloneses, trabalhou em minas quando criança e perdeu dois ossos em suas mãos como resultado do trabalho árduo. Ele começou no futebol pelo Angers, antes de se juntar ao Reims, o clube onde passou a maior parte da sua carreira.

Publicidade


Depois de ganhar quatro títulos franceses e levar o time ao vice-campeonato europeu em 1956, Kopa chegou ao Real Madrid por 52 milhões de francos, um preço muito alto na época.


A primeira grande estrela do futebol francês, Kopa fazia parte do Real Madrid que dominou a Europa no final da década de 1950, ao lado de Alfredo Di Stefano e Ferenc Puskas. Coroado após Stanley Matthews e Di Stefano, Kopa ganhou a Bola de Ouro 25 anos antes de Michel Platini garantir três consecutivas. Dois outros franceses também já faturaram a Bola de Ouro - Jean-Pierre Papin e Zinedine Zidane.


Kopa retornou ao Reims em 1959 e aposentou-se quando tinha 35 anos. Ele jogou 45 vezes pela França, marcando 18 gols e liderando a equipe a ficar na terceira posição na Copa do Mundo de 1958, sendo eleito o melhor jogador do torneio depois de ajudar Fontaine a marcar o recorde de 13 gols em uma edição do torneio.

O presidente francês François Hollande manifestou pesar pela morte, declarando que Kopa era "um dos mais admirados atletas da França".


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade