Pesquisar

Canais

Serviços

Para eternizar!

Livro registrará trajetória do judoca Liogi Suzuki

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 out 2019 às 14:27
- Divulgação
Publicidade
Publicidade

Alunos, ex-alunos e admiradores do judoca Liogi Suzuki, 77 anos, organizam uma campanha de financiamento colaborativo para produção de um livro sobre a vida do atleta pioneiro do esporte no Paraná. Portador do 9º. Dan (grau) da modalidade, Suzuki é uma inspiração para praticantes e admiradores do judô e outras artes marciais.

Há mais de 70 anos pisa no tatame para enraizar as práticas e os valores do judô, que mais que um esporte, é uma filosofia de vida. "Ele ainda veste o kimono diariamente para ministrar suas aulas em Londrina. É esta a mensagem que o livro quer recuperar e preservar”, explica o professor Rogério Ivano, aluno de Suzuki e que lidera a campanha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele explica que livro tem o título provisório de "Liogi Suzuki, um caminho no judô” e será feito a partir de uma série de entrevistas com Sensei Suzuki. "Terá entre 100 e 120 páginas e já está com o patrocínio da impressão garantido por uma grande gráfica e editora da cidade. O valor desta vaquinha é para cobrir os custos de elaboração, tais como produção e edição das entrevistas, transcrição, revisão, diagramação - tudo feito por diferentes profissionais”, detalha, lembrando que a versão em ebook terá traduções em inglês e espanhol.

Leia mais:

Imagem de destaque
Deixou escapar

Guardiola revela planos de se tornar presidente do Barcelona no futuro

Imagem de destaque
Após derrota

Explosão de Cássio surpreende Corinthians, e goleiro muda tom sobre futuro

Imagem de destaque
Fim da novela

Rojas consegue liberação do Corinthians na Fifa e reforça time de Messi

Imagem de destaque
Raphael Claus

Botafogo declara guerra a árbitro e pede afastamento enquanto durar CPI


Atleta, gestor esportivo, professor, Liogi Suzuki é um mestre que reverencia outro mestre, Jigoro Kano, criador do judô kodokan, educador e promotor das Olimpíadas. Mas Sensei Suzuki também é pai de família, amigo e grande prosador; tem uma memória surpreendente e uma força de vontade que fez dele um sobrevivente, um renascido, um ressuscitado.


O objetivo dos admiradores do mestre é tornar o livro, ao lado do kimono, um item obrigatório na mochila dos judocas. "Através de uma rede de apoio formada por instituições, escolas, clubes e entusiastas, ele deve chegar ao maior número possível de praticantes, ex-praticantes e simpatizantes das artes marciais, principalmente do Estado do Paraná”, destaca. O grupo pretende dar especial atenção às crianças e adolescentes. "É a glória do passado como garantia de um futuro promissor”, pontua Ivano.

Se o valor da campanha for ultrapassado, todo o recurso será usado para a impressão de mais livros, tradução para o japonês, envio de exemplares e melhorias no dojo, entre outras ideias. A campanha está aberta neste link. Atualmente, a campanha alcançou 45% do seu valor total.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade