O Londrina retornou ao Estádio do Café com a missão de demonstrar o mesmo futebol apresentado durante a semana diante do Náutico. O LEC surpreendeu após vencer fora de casa por 2x0. O adversário deste sábado (3) começou a partida na 'UTI' da Série B do Campeonato Brasileiro, e precisava de uma vitória para se reabilitar na competição. O Joinville chegou ao Norte do Paraná na 18ª colocação, na zona de rebaixamento da Segundona. Enquanto isso, o Tubarão seguia o árduo caminho até o G-4, iniciando o jogo na sexta posição.
Com algumas mudanças, o técnico Cláudio Tencati promoveu a estreia de Marcos Vinícius entre os titulares. O atacante sentiu a responsabilidade e desperdiçou diversas jogadas ao longo do primeiro tempo. Na outra ponta do ataque, Keirrison protagonizava as principais chances do LEC. Mas a dupla só melhorou depois que os meias londrinenses - Rondinelly e Felippe Soutto - 'acordaram' nos 15 minutos iniciais. O Joinville, reconhecendo a importância da vitória, começou pressionando com Jael, Giba e Diego, dando bastante trabalho para o goleiro Marcelo Rangel.
O primeiro lance de perigo do Londrina aconteceu aos 23 minutos. Zé Rafael chutou forte, e Samuel Pires, arqueiro do JEC, fez uma defesa milagrosa. Segundos depois, Keirrison aproveitou cruzamento de Paulinho, desviou de cabeça e só não comemorou o feito porque Pires evitou a abertura do placar. O Joinville não se abateu e retomou, de forma insistente, cruzamentos para a área de Marcelo Rangel, que permaneceu firme no gol alviceleste.
Aos 33 minutos, Lucas Ramon, um auxílio e tanto na zaga, chutou longe. Samuel Pires, que estava em uma tarde inspirada, evitou o gol de Keirrison mais uma vez. O atacante aproveitou lançamento de Rondinelly. A bola foi jogada para a lateral pelo goleiro do JEC. Nos sete minutos finais do primeiro tempo, Keirrison novamente mostrou porque tem feito a diferença ao longo da Série B. Ele ficou livre, cara a cara com Pires, mas foi derrubado por Fabiano Eller. O zagueiro levou cartão vermelho e foi embora mais cedo. Quem seguiu o mesmo caminho foi o técnico Lisca, que reclamou da arbitragem e precisou ser contido pela Polícia Militar.
Segundo tempo
Para alívio dos torcedores, o Londrina voltou aceso no segundo tempo. Logo aos cinco minutos, Zé Rafael deu o tom de tranquilidade após bate-rebate na área catarinense. O meia bateu bem no gol de Pires. O ataque prosseguiu de forma eficiente com jogadas coordenadas por Rondinelly e Felippe Soutto. Aos 16 minutos, Tencati tirou o apagado Marcos Vinícius e promoveu a entrada de Itamar. O atacante daria muito trabalho ao longo do segundo tempo. E não seria para a zaga do Joinville.
Além de provocar diversas faltas, o centroavante tentou subir pelas laterais, atrasando as jogadas. Mesmo com as entradas de França e Marcelinho nos lugares de Bidia e Zé Rafael - substituído por lesão - o Londrina não administrou a vantagem, permitindo lances perigosos do JEC. Os catarinenses apostaram no trio Bruno Ribeiro, Giba e Jael, enquanto o Londrina 'patinava' nos contra-ataques.
O Londrina recebeu uma dose de alívio com expulsão de Everton Silva, que saiu de campo após fazer falta no estreante França. Com dois a menos, o JEC não se intimidou e tentou o empate. Ao invés de aproveitar as oportunidades de gol, o LEC se atrapalhava com as jogadas de Itamar. Em uma delas, o atacante não tocou a bola para os companheiros, que ficaram revoltados com o lance individual. A torcida também vaiou bastante, já que apenas um zagueiro protegia o gol de Samuel Pires contra quatro jogadores alvicelestes.
Com cinco minutos de acréscimo, a torcida fixou os olhos no relógio, pedindo o encerramento da partida dramática. O Joinville insistiu até o final, mas não conseguiu empatar. Aliviado, o Londrina saiu de campo com mais uma vitória. O feito credencia o Tubarão a encostar no G-4 com 37 pontos, assim como o CRB, que figura na quarta colocação. O próximo compromisso será contra o Paraná Clube no próximo sábado, a partir das 16h, no Durival de Brito, em Curitiba. Os catarinenses esperam o apoio da torcida para sair da zona de rebaixamento na sexta-feira. A partida contra o Tupi-MG está agendada para às 19h15, na Arena Joinville, em Santa Catarina.