Com gol de Júlio Pacato, aos quatro minutos do segundo tempo, o Londrina venceu o Tombense pelo placar de 1 a 0, na noite deste sábado (22), no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, em Minas Gerais, em partida válida pela 13ª rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Tubarão superou a meta imposta pelo gestor Sérgio Malucelli.
No dia 11 deste mês, após o empate em 2 a 2 contra o Guarani, no Café, o gestor alviceleste pediu uma mudança de atitude nos próximos jogos para o que o grupo conquistasse quatro dos seis pontos fora de casa – Juventude (no dia 16) e Tombense (no dia 22). Entretanto, o Londrina conquistou duas vitórias e obteve os seis pontos e, com isso, somou 24 pontos na classificação e dormirá na vice-liderança do Grupo B com a mesma pontuação do Tupi-MG, porém, perde nos critérios de desempate. Com o revés, o Tombense estaciona nos 14 pontos.
"Estamos tendo um equilíbrio que é fruto do trabalho desde o início do campeonato e agora é ter pés no chão pois as equipes estão crescendo dentro da competição. Agora é focar nossa atenção contra o Brasil dentro de casa", disse o capitão Germano em entrevista à 'Rádio Paiquerê AM'. "Essa sequência de vitórias tivemos no início do campeonato e agora é continuar pontuando para permanecer no G4 pois nossa maior meta é subir para a Série B", enfatizou o treinador Cláudio Tencati.
Leia mais:
Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial
Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras
Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz
Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians
O próximo compromisso do Londrina será contra o Brasil de Pelotas, no domingo (30), às 11 horas, no estádio do Café. O Tombense, por sua vez, enfrentará o Guarani, no sábado (29), às 11 horas, no interior paulista.
O JOGO:
Após a vitória contra o Juventude por 3 a 1, na última rodada, Cláudio Tencati optou por manter os laterais Rhuan (direita) e Paulinho (esquerda) e escalou o meia Júlio Pacato no lugar de Rafael Gava, que foi expulso na partida anterior. Após o apito inicial, o Tombense dominou o Londrina e não deixou o time paranaense atuar da maneira como vinha atuando fora de casa.
Apesar da superioridade do time mineiro, o Londrina teve boa oportunidade de abrir o placar aos 11 minutos. Edmar recebeu lançamento mas finalizou fraco para a defesa do goleiro Darley. Aos 17, após cruzamento, Adeílson desviou e Vítor fez excelente defesa para evitar o gol do time mineiro.
No segundo tempo, o técnico Marcelo Mabília mudou o Tombense. Saiu João Paulo e entrou Magnum. No entanto, a mudança não deu certo. Logo aos quatro minutos, o Londrina abriu o marcador. Após cruzamento, Júlio Pacato desviou e abriu o marcador em Muriaé.
Depois de levar o gol, o time da casa se lançou ao ataque e quase conseguiu o empate aos nove minutos. Magnum arriscou e a bola passou muito perto da meta de Vítor. Aos 11, o time mineiro mudou novamente e entrou Valdo Bacabal no lugar de Xaves. Aos 19 minutos, o time da casa por pouco não empatou. Após cobrança de falta de Gedeílson, Coutinho desviou e a bola passou perto da trave de Vítor.
Aos 25, Cláudio Tencati tirou Júlio Pacato e colocou Zé Rafael. Cinco minutos depois, Edmar saiu para a entrada de Quirino. No minuto seguinte, o Tombense fez sua última mudança e saiu Coutinho e entrou Xico. Aos 41, Cláudio Tencati faz a última alteração e entra Ítallo e saiu Vitinho. Apesar das mudanças, o Londrina conseguiu se segurar e venceu a partida pelo placar de 1 a 0.
RESULTADOS – Na manhã deste sábado, atuando em casa, o Madureira empatou em 1 a 1 diante do Tupi. Com o resultado, o Tupi somou 24 pontos e lidera a competição com a mesma pontuação do Londrina mas supera o time paranaense nos critérios de desempate. Ainda neste sábado, Guarani empatou com o Juventude em 1 a 1, em Campinas.
A rodada terminará neste domingo (23) com os seguintes confrontos: Portuguesa x Guaratinguetá e Brasil de Pelotas x Caxias.