Pesquisar

Canais

Serviços

Palmeiras

Luxemburgo segue empurrando jogadores para trás, mas plano falha contra elite

Folhapress
04 fev 2020 às 08:43
- Folhapress
Publicidade
Publicidade

O Palmeiras perdia por 2 a 0 para o Red Bull Bragantino quando Vanderlei Luxemburgo colocou Gustavo Scarpa para atuar na lateral esquerda. O meia fez dobradinha com Dudu pelo lado, mas não foi o suficiente para evitar a primeira derrota do time no Campeonato Paulista. A prática de utilizar jogadores ofensivos em posições mais recuadas virou praxe para o treinador, mas a estratégia ainda não funcionou contra as equipes da elite nacional.

Quando Scarpa entrou, o time alviverde tinha Felipe Melo na zaga e Ramires escalado como jogador mais recuado do meio de campo. Zé Rafael, meia recuado para a função de segundo volante neste início de temporada, estava em campo, também fora de sua posição de origem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Neste começo de temporada, o treinador palmeirense já "empurrou" quatro jogadores do elenco para trás. À exceção de Scarpa, pelo menos por enquanto, os outros três devem seguir nas novas funções em 2020.

Leia mais:

Imagem de destaque
4 a 0

Romero comanda o passeio, e Corinthians goleia Nacional pela Sul-Americana

Imagem de destaque
No pleno

Julgamento de John Textor no STJD é adiado após pedido de vista

Imagem de destaque
3 a 0

Brasil derrota Japão nos pênaltis para garantir 3º lugar na SheBelieves

Imagem de destaque
Na quinta

Palmeiras poupará titulares na Libertadores para 'equilibrar elenco'


"Eu não quero fazer trocas de seis por meia dúzia. Eu tenho que trocar para tentar fazer alguma coisa. O Gustavo cobre muito bem o lado esquerdo, o Ramires protege bem quando precisa. Tivemos diversas jogadas por lá e poderíamos até ter empatado o jogo por lá. Temos que ter o conhecimento que não é novidade para ele [Scarpa], porque algumas vezes já jogou de lateral no Fluminense", disse o treinador, após a derrota para o Red Bull Bragantino.

Publicidade


Acontece que a estratégia de Luxemburgo não funcionou nas duas partidas mais expressivas até então. O time não venceu os dois jogos que fez contra adversários que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro: empatou com o São Paulo e perdeu para o Red Bull Bragantino.


Se o plano de improvisar funcionou com Scarpa, o cenário foi outro com Zé Rafael em Bragança. No início do segundo tempo, o meio-campista cobria Marcos Rocha pela direita quando chegou de forma afobada e cometeu o pênalti convertido por Ytalo.

Publicidade


A forma com que Luxemburgo comentou o assunto, tratando com naturalidade a jogada e como aprendizado para o camisa 8, dá indícios de que Zé Rafael vai seguir atuando mais atrás, como fez na goleada sobre o Oeste. "É até um aprendizado para um jogador que não está acostumado a jogar naquela posição ali, de negociar o espaço. Ele chegou muito rápido e fez a penalidade", avaliou.


Esta escolha praticamente confirma a intenção de usar Ramires como primeiro volante. O jogador, que tem como principal característica a chegada ao ataque, ou ficaria mais recuado ou brigaria com o meia para atuar mais solto.


No caso de Scarpa, no entanto, a improvisação não deve se repetir, muito pela chegada de Matías Viña. O lateral, anunciado na sexta-feira e eleito o melhor jogador do Campeonato Uruguaio de 2019, chega como aposta para assumir o setor.

O Palmeiras terá uma semana livre antes de enfrentar a Ponte Preta, no próximo sábado (8), pela quinta rodada do Paulistão. O jogo acontece no Moisés Lucarelli, em Campinas, às 19h30 (de Brasília).


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade