Mano Menezes atribuiu a derrota para o México, por 2 a 0, à imaturidade da renovada seleção brasileira, em período de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. Para o treinador, o revés no amistoso deste domingo servirá de aprendizado, depois das vitórias sobre as limitadas equipes da Dinamarca e dos Estados Unidos.
"Jogos como este servem de aprendizado", analisou Mano, que decidiu acelerar o jogo do Brasil neste domingo na tentativa de superar a boa marcação mexicana. "Como estávamos vindo de duas vitórias significativas, onde a seleção jogou bem, nós apressamos mais o jogo".
O time brasileiro, no entanto, não conseguiu tirar vantagem desta estratégia. "Você precisa raciocinar mais rápido e rodar a bola mais rápido também. Somente com situações como esta, você vai amadurecendo", afirmou.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
O aprendizado servirá principalmente a Neymar, que ficou irritado com a forte marcação mexicana. "Os atacantes não gostam de marcação muito próxima e se incomodam. Serve de aprendizado".
Na avaliação do técnico, os dois gols do México foram consequência de erros cometidos por uma equipe jovem. "No primeiro tempo, tínhamos que ter mais calma. Você não tem que criar lances individuais o tempo inteiro. Isso não é necessário sempre. Faz com que você cometa muitos erros e acaba dando contra-ataques. Tem que ter mais maturidade".
Foi um lance de contra-ataque que gerou o segundo gol do México. Juan acabou fazendo pênalti, convertido por Chicharito Hernandéz. "Só no primeiro tempo oferecemos dez contra-ataques, porque encontramos o México bem posicionado e apostamos em lances individuais".
O resultado deste domingo marca o fim de uma série invicta de dez jogos da seleção brasileira. O última derrota havia acontecido em agosto do ano passado, diante da Alemanha, em amistoso disputado em Stuttgart.
A delegação do Brasil viajará ainda neste domingo para New Jersey, onde enfrentará a Argentina no sábado, no último amistoso antes da Olimpíada de Londres.