Quem não gosta de ver o jogo ao vivo do time que ama? Agora imagine que esse time é o líder do Campeonato Brasileiro com oito pontos de vantagem para o 2º colocado e atual semifinalista da Taça Libertadores da América? Pois é, o torcedor do Flamengo não tem do que reclamar.
A boa campanha da equipe na temporada, especialmente após a chegada do técnico português Jorge Jesus, tem feito a torcida comparecer em peso a todos os jogos do rubro-negro carioca no Maracanã. O Flamengo possui uma ocupação média de 83% ao longo das 25 rodadas disputadas até aqui no Campeonato Brasileiro.
A média de público é de 53.151 pagantes, com renda bruta de quase R$ 28 milhões. O Corinthians, que ocupa a 2ª colocação no ranking, tem média de público inferior aos 40 mil pagantes por jogo (35.046) e ocupação de 73%.
Leia mais:
Luxemburgo repensa futuro no futebol, mas diz: 'Sempre fiz gestão'
Com dupla em alta, Corinthians pode garantir vaga na Libertadores
Volante e meia se apresentam e Londrina EC treina com 19 jogadores
Palmeiras, Fla e Flu são cabeças de chave no Super Mundial de Clubes
Outro dado impressionante: o Flamengo tem as dez primeiras colocações no ranking dos maiores públicos do Campeonato Brasileiro. O primeiro lugar foi obtido no jogo contra o Vasco da Gama, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), no dia 17 de agosto. Naquela ocasião, o time venceu o rival carioca por 4 a 1, para 65.418 pessoas.
O segundo maior público aconteceu no empate contra o São Paulo, por 0 a 0, no dia 28 de setembro. Foram 62.541 pagantes para assistir ao líder do campeonato Brasileiro.
Com a média de público atual, o Flamengo ocuparia a 19ª nona colocação no ranking das maiores médias de público dos times europeus na temporada 2018/2019, superando, inclusive, o Paris Saint Germain, de jogadores como Neymar, Cavani, Thiago Silva e Dí Mari, informa o UOL.
O ímpeto da torcida do Flamengo em 2019 tem sido fator de destaque na boa campanha da equipe durante o ano. Um levantamento feito pelo jornalista Mauro Cezar Pereira, no portal UOL, mostra que em 2016 e 2017, nenhum jogo do Flamengo passou dos 60 mil pagantes. No passado, apenas um jogo, a derrota para o Athletico Paranaense, na última rodada do Brasileirão, ultrapassou essa marca. Já em 2019, o clube carioca já superou em mais de dez oportunidades o número de 60 mil espectadores no estádio. É muita gente!
Após a vitória contra o Atlético Mineiro, por 3 a 1, no último dia 10, em duelo válio pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, Jorge Jesus elogiou a torcida do Flamengo. "O Flamengo tem tudo para dar certo. A torcida do Flamengo merece que esse clube comece a ganhar títulos, mas não só de vez em quando, muitas vezes", resumiu o português em entrevista coletiva.
Sem perder há mais de 10 jogos no Campeonato Brasileiro, o torcedor do Flamengo certamente vai lotar o estádio do Maracanã mais uma vez na próxima semana, no duelo contra o Grêmio pelas semifinais da Taça Libertadores da América.
No primeiro jogo, em Porto Alegre, o clube carioca foi muito superior ao rival gaúcho, mas o empate permaneceu e o resultado final foi 1 a 1. Desta vez, jogando no Rio de Janeiro, a torcida flamenguista tem todo o potencial para fazer a diferença a favor do Flamengo.