O México enviará para o Brasil, durante a Copa do Mundo, entre 25 mil e 30 mil torcedores, disse hoje (30) à Agência Brasil o cônsul para assuntos culturais do consulado mexicano no Rio de Janeiro, Adolfo Zepeda Soria.
Cerca de 450 mexicanos moram atualmente no estado, com destaque para a capital fluminense e cidades da região metropolitana, como Niterói. O número, porém, pode ser bem maior, destacou Soria, uma vez que esse total se refere somente à comunidade que está cadastrada no consulado.
Os visitantes mexicanos ficarão, preferencialmente, na Região Nordeste, que vai sediar os jogos da seleção do seu país na primeira fase. O calendário das partidas será aberto no dia 13 de junho, em Natal, com a disputa entre México e Camarões. Segue-se, no dia 17, México e Brasil, em Fortaleza e, no dia 23, México e Croácia, no Recife.
Leia mais:
Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial
Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras
Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz
Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians
Adolfo Zepeda Soria informou que está sendo organizado um consulado móvel, que ficará instalado no Recife e em Fortaleza e que dará atendimento aos mexicanos que estiverem na Região Nordeste durante a Copa. No Rio de Janeiro, a comunidade também está se mobilizando para torcer pela seleção mexicana em restaurantes da culinária nacional, como o Azteka, em Ipanema, e o Guacamole, na Lagoa.
Soria disse que, no consulado, a equipe vai trabalhar durante os jogos. Indagado sobre qual será o time vencedor da Copa, ele não hesitou nem um instante: "Será o México, com certeza".