Pesquisar

Canais

Serviços

Polêmica

Ministério da Saúde faz ressalvas a guia da CBF para volta do futebol

Folhapress
02 mai 2020 às 13:54
- Pixabay
Publicidade
Publicidade

Uma documento do Ministério da Saúde deu parecer favorável à volta das atividades do futebol no país, mas apresentou uma série de ressalvas ao guia de sugestões protetivas submetido pela CBF para análise do órgão do governo federal.

A pasta argumenta que a atividade é "relevante no contexto brasileiro e que sua retomada [com portões fechados] pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio", conforme o parecer publicado inicialmente pelo site Globoesporte.com.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao longo do documento, o ministério cita pontos que considerou insatisfatórios no guia da CBF para que o futebol possa retomar suas atividades em meio à pandemia do coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novo técnico

São Paulo corre contra o tempo para ter Zubeldía na Libertadores

Imagem de destaque
Investigação de apostas

John Textor, do Botafogo, diz em CPI do Senado que há manipulação de resultados no esporte

Imagem de destaque
32 clubes

CBF divulga datas da 3ª fase da Copa do Brasil; veja quando teu time joga

Imagem de destaque
Tarciane

Zagueira é vendida pelo Corinthians por valor recorde e reforça tendência mundial


O órgão sugere que a confederação "garanta a realização dos testes e avaliações constantes não apenas nos atletas, mas também que seja ofertado aos membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores, assim como aos respectivos familiares e contactantes próximos".
Questiona também o fato de que, "na proposta apresentada, não fica evidenciado onde serão realizados os testes, periodicidade e critérios de retestagem, e como serão assistidos caso o diagnóstico dos atletas seja positivo".

Publicidade


Outro problema relacionado aos exames, segundo a pasta, é que no momento "a disponibilização de testes rápidos no sistema de saúde encontra-se saturado diante das necessidades da população brasileira".


O Ministério da Saúde pede que a CBF desenvolva um plano mais elaborado, envolvendo outros órgãos governamentais e da sociedade civil, e detalhe as medidas de saúde, segurança e higiene que serão adotadas.

Publicidade


O parecer destacou ainda que a decisão sobre o retorno de uma atividade específica caberá às autoridades locais.


"Somente com base na análise de risco da secretaria municipal é possível saber em quem momento cada fase pode ser adotada em cada município. O Ministério da Saúde não determinou e nem determinará fechamento ou abertura de qualquer atividade. Essa é uma decisão que cabe ao gestor local", afirma.

Publicidade


A análise foi publicada no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que tanto o Ministério da Saúde quanto a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deveriam publicar recomendações para que os jogos voltem a ocorrer, desde que sejam disputados sem a presença de torcida.


Bolsonaro tem se manifestado de forma favorável ao retorno do futebol e minimizou os impactos que a Covid-19 pode ocasionar na saúde dos atletas.


"Não sou eu que vou abrir ou não o futebol. No momento, existe muita gente do meio futebolístico que entende, que é favorável à volta. Porque o desemprego está batendo à porta dos clubes também. E com a idade jovem do jogador, caso seja acometido pelo vírus, a chance de ele partir para a letalidade é infinitamente pequena. Até pelo estado físico, pela rigidez do atleta", declarou na quinta, em entrevista à rádio Guaíba.

Procurada para comentar, a CBF não se manifestou até a publicação deste texto.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade