Pesquisar

Canais

Serviços

Usou termos racistas

Narrador que chamou atleta de crioulinho se desculpa

UOL-Folhapress
04 fev 2021 às 16:13
- Ivan Storti/Santos FC
Publicidade
Publicidade

O narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, pediu desculpa após utilizar termos racistas para identificar o meia-atacante Lucas Braga, do Santos, durante o duelo da equipe paulista contra o Grêmio, disputado ontem pelo Campeonato Brasileiro e que acabou em 3 a 3.


Ele afirmou que "não houve intenção" de prejudicar o jogador e citou referências negras na família em um texto enviado ao UOL Esporte.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Sou filho de negro-nego Benê. Sou casado com uma mulher da raça negra. Fui criado em meio aos negros. Criei uma escola de samba com todos integrantes negros, só dois brancos e um sarará", iniciou Haroldo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Folga forçada

O que aconteceu quando o Corinthians ficou sem jogar e com tempo de treino?

Imagem de destaque
Após goleada no LEC

'Silêncio soa como covardia', diz Cuca ao se pronunciar sobre acusação de estupro

Imagem de destaque
Líder e mentor

Por que David Luiz ainda é visto como importante no Flamengo, mesmo reserva

Imagem de destaque
Quase não deu

Carpini vai às quartas aliviado, mas com pressão de fazer São Paulo evoluir


"Narrando futebol há 58 anos, muitas vezes disse: 'Quem é aquele neguinho lá na ponta'?, 'quem é aquele alemão ali no meio'?, 'e esse polaco aí, quem é'?. Peço desculpas se minha fala ofendeu alguém, mas estejam certos que não houve intenção de racismo e que minha vida pessoal e profissional são pautadas pelo respeito a toda sociedade, aos jogadores e torcedores que fazem desse esporte um grande espetáculo", prosseguiu o funcionário da rádio Grenal.

Publicidade


Por fim, Haroldo reiterou o pedido de desculpas "aos ouvintes que sempre nos acompanham e nos brindam com a sua audiência."


Entenda o caso
Lucas Braga foi alvo de termos racistas por parte do narrador, que ao se referir ao jogador, perguntou o nome "daquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos?".

Publicidade


Ao ser informado do nome, Haroldo insistiu em usar termos racistas. "É um moreno, né? Um cidadão de cor, numa boa", disse.


O clube paulista, por meio de uma nota oficial, disse não "apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal" e que "não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização". O Santos comunicou ainda que vai tomar "medidas cabíveis.


A Rádio Grenal, por sua vez, emitiu uma nota declarando que "não compactua com qualquer tipo de atitude discriminatória a quem quer que seja."

Por fim, a ACEG (Associação Dos Cronistas Esportivos Gaúchos) condenou "veementemente o episódio lamentável ocorrido na transmissão da partida entre Grêmio e Santos pela Rádio Grenal".


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade