Com um jogador a menos desde os 41 minutos do primeiro tempo - Washington acertou Marco Antônio sem bola e acabou expulso -, o Brasil, de Pelotas (RS), não conseguiu segurar o Náutico e acabou sendo derrotado pelo placar de 2 a 0, em partida realizada nesta sexta-feira, na Arena Pernambuco, no Recife, pela 30.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. De quebra, o time da casa dorme no G4 - a zona de acesso -, há sete jogos sem perder.
Esta foi a quinta vitória seguida do Náutico, que havia vencido anteriormente Paysandu (3 a 1), Paraná (2 a 1), Vasco (3 a 1), e Bragantino (1 a 0), subindo assim para a terceira posição, com 48 pontos. Agora, precisa torcer contra Avaí ou Londrina, ambos com a mesma pontuação, para seguir entre os primeiros. O Brasil-RS, por sua vez, acaba ficando para trás na briga pelo acesso. O time gaúcho acabou caindo para a sétima colocação, com 45 pontos.
Em um confronto direto pelo acesso, os dois times fizeram um primeiro tempo muito truncado, principalmente no meio de campo. A única chance efetiva dos 45 minutos iniciais se transformou em gol. Marco Antônio colocou a bola nos pés de Bergson, que fez o giro e chutou cruzado para abrir o marcador.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
Um pouco antes, Washington cometeu falta em Marco Antônio. O volante perdeu a cabeça com a marcação do árbitro da partida, acabou chutando o adversário, que estava deitado no gramado, e foi expulso. Com um homem a menos, o Brasil-RS foi dominado pelo Náutico, que vinha no embalo da torcida que compareceu em peso na arena.
No segundo tempo, o Brasil-RS apostou no contra-ataque para surpreender o Náutico. Aos 18 minutos, Elias recebeu de Weldinho e rolou de calcanhar para Felipe Garcia, que soltou o pé para uma defesa milagrosa do goleiro Julio Cesar. O arqueiro agradeceu ao céu por ter evitado o que seria o gol de empate da equipe gaúcha.
O castigo para o Brasil-RS aconteceu aos 37 minutos. Em mais um ataque em velocidade do Náutico, Rony apareceu livre pelo lado esquerdo da área e cruzou com força. Marcão, um tanto quanto atrapalhado, foi cortar, mas acabou tropeçando e jogando a bola contra o próprio gol.
Na próxima rodada, a 31.ª, o Brasil-RS enfrenta o Bahia na próxima sexta-feira, às 21h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador. No sábado, o Náutico recebe o Ceará, às 18h30, novamente na Arena Pernambuco.
FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 2 x 0 BRASIL-RS
NÁUTICO - Julio Cesar; Joazi, Rafael Pereira, Igor Rabello e Gastón Filgueira; Negretti, Rodrigo Souza (Renan Oliveira), Marco Antônio (Eurico) e Vinícius; Bergson (Yuri Mamute) e Rony. Técnico: Givanildo Oliveira.
BRASIL-RS - Eduardo Martini; Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo e Eduardo Brock; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira (Marcão), Elias (Nathan) e Felipe Garcia; Ramon (Jonatas Belusso). Técnico: Rogério Zimmermann.
GOLS - Bergson, aos 44 minutos do primeiro tempo; Marcão (contra), aos 37 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Gastón Filgueira (Náutico); Elias e Felipe Garcia (Brasil-RS).
CARTÃO VERMELHO - Washington (Brasil-RS).
ÁRBITRO - Edmar Campos Encarnação (AM).
RENDA - R$ 193.579,00.
PÚBLICO - 11.239 pagantes.
LOCAL - Arena Pernambuco, no Recife (PE).